Rio Preto – Zoológico abre no feriado com enriquecimento ambiental

0
154
Rio Preto - Zoológico abre no feriado com enriquecimento ambiental

O Bosque Zoológico Municipal está aberto nesta segunda, dia 19 por ser feriado de aniversário de Rio Preto.

A  equipe de veterinários e biólogos  realiza duas sessões de enriquecimento ambiental com os animais, entre as 10 e 11h e entre as 14 e 15h.

O Enriquecimento Ambiental é um processo dinâmico . Tem como objetivo estimular os comportamentos naturais de cada espécie e melhorar o bem-estar animal. Atualmente o Zoológico Municipal recebe de 12 a 16 mil pessoas por mês e abriga quase 300 animais de mais de 100 espécies diferentes, entre elas mamíferos, répteis, aves.

O enriquecimento ambiental já faz parte da rotina do Zoo desde o ano passado e melhorado a qualidade de vida dos animais. É uma prática em que a alimentação se torna uma atividade divertida para os bichos. Os animais não recebem mais, somente, a comida picada nas bandejas. Para os que se alimentam de frutas, por exemplo, são oferecidas frutas com casca fazendo com que eles se entretenham para vencer o desafio, até saborear à polpa.

Pesquisas comprovaram que o enriquecimento ambiental evita o estresse e a depressão do animal. Os macacos-prego, por exemplo, recebem melancias pequenas inteiras. Inicialmente eles brincam com a ‘bola’ e em seguida a quebram para comer.

As araras passaram a ter um ‘varal’ com os pedaços de frutas pendurados em ‘espetinhos de barbante’, outros animais recebem alimentos escondidos em caixas e papeis, materiais que não prejudiquem sua saúde mas são um desafio e diversão para eles. Além de evitar o sedentarismo, a prática estimula a curiosidade e aumenta o interesse pelo alimento.

O Zoológico fica na Rua José Deguer, s/nº – Jardim do Bosque. O telefone é o 3225-3930. O espaço estará aberto ao público para visitação normalmente, das 9 às 17 horas, nos dias 18/03, 19/03 e 20/03.

 

Artigo anteriorPrograma Malu Visita traz o registro da Semana Internacional da Mulher Iguatemi Rio Preto
Próximo artigoAtitude 67, Security Expo, Terceiro Setor, Feijoada Tricolor e mais
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.