Riopreto Shopping – CONCURSO DE MODA INCLUSIVA EDIÇÃO INTERNACIONAL TEM ETAPA EM SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

0
157

O Riopreto Shopping sedia, na próxima terça-feira (27/5), a etapa regional do 6º Concurso de Moda Inclusiva Edição Internacional, realizada pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destinado a estudantes de cursos técnicos, universitários e profissionais da área da moda. A ideia é apresentar looks e compartilhar soluções inovadoras que possam contribuir no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Em Rio Preto, o evento acontece em dois momentos: no período da manhã, às 9h30, com a apresentação dos looks propostos e à noite, às 19h30, com um desfile na Praça 2 de Eventos. Essa etapa do concurso conta com colaboração local da coordenadora de moda da Unirp, Thais Celentano.

O primeiro colocado nessa etapa regional tem a vaga garantida na etapa internacional, que será realizada em agosto, em São Paulo. Apenas o finalista receberá o tecido para confeccionar o look e apresentá-lo no desfile final.

Cada participante inscrito pode apresentar até três opções de looks para uma banca formada por profissionais da área. Cada um tem dez minutos para descrever os modelos. O nome do vencedor será divulgado no dia 28.

Os 20 melhores trabalhos inscritos nas etapas regionais serão apoiados com o tecido para a confecção das roupas e participarão do desfile no dia 15 de agosto, na capital paulista, durante a Feira+Fórum Reabilitação. Os três primeiros colocados serão premiados.

De acordo com dados da Secretaria do Estado dos Diretos da Pessoa com Deficiência, o Brasil tem cerca de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Somente no Estado de São Paulo, o número ultrapassa os 9 milhões. Há um grande mercado de produtos e serviços para atender as demandas específicas desse segmento.

Sobre o concurso

Criado em 2009 pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, o Concurso Moda Inclusiva tem como objetivo estimular estudantes e profissionais de moda a criarem soluções para facilitar o cotidiano da pessoa com deficiência no âmbito do vestuário.

Mais do que influenciar novas tendências para o mercado da moda, o Concurso tem o desafio de propor a todos os setores da sociedade uma profunda reflexão sobre a necessidade do desenvolvimento de produtos e serviços que levem em consideração a enorme diversidade humana.

O Concurso é pioneiro no assunto. A iniciativa, que propõe uma reflexão comportamental, estimula alunos, profissionais e o mercado da moda a abordarem o tema. Motivados pelo Concurso, hoje é possível encontrar trabalhos acadêmicos que discorrem sobre moda inclusiva, a discussão perpassa a sociedade e todos os envolvidos disseminem este conceito.