Começa amanhã, no Riopreto Shopping, “Desenhando com gênios da MPB” , inspirado em músicas de Gilberto Gil

0
137
Começa hoje, no Riopreto Shopping, “Desenhando com gênios da MPB” , inspirado em músicas do Gilberto Gil
Começa hoje, no Riopreto Shopping, “Desenhando com gênios da MPB” , inspirado em músicas do Gilberto Gil

O Riopreto Shopping realiza, de agosto de 2017 a julho de 2018, o projeto “Desenhando com os gênios da MPB”.

Trata-se de uma coletânea artística de desenhos e pinturas, inspirados cada mês em um grande nome da música popular brasileira, em um total de 12.

De 23/08 a 03/09 acontece a primeira exposição do projeto, que homenageia o músico Gilberto Gil. Os artistas plásticos Eduardo Bittencourt e Marcelo Lopes  se inspiraram em obras do cantor e compositor.

A ideia, segundo Soraya Pericoco, organizadora do evento,

“é escolher 20 músicas representativas da trajetória de cada artista.  e os desenhistas ou pintores se inspirarem na mensagem que cada uma lhe transmite”.

As músicas de Gilberto Gil que serviram para inspirar o artista plástico Eduardo Bittencourt são: Aquele Abraço; Toda menina baiana; Andar com Fé; A Novidade; Estrela; A Paz; Qui nem jiló; Esotérico; Parabolicamará; e Sítio Do Pica-pau Amarelo.

As músicas inspiração para as telas do artista Marcelo Lopes são: Drão, Se eu quiser falar com Deus, Nos barracos da cidade, Esperando na janela, Eu vim da Bahia, Haiti, Filhos de Ganhi, Vamos fugir, Domingo no Parque e Tenho sede. 

Eduardo Bittencourt

Eduardo Bittencourt
Eduardo Bittencourt

Eduardo iniciou no mundo da arte em 2015, no Rio de Janeiro, onde foi apontado como revelação em seu estilo pop art/grafit com a exposição MADE IN RIO.

Atualmente mora em São José do Rio Preto e traz em seu currículo 16 exposições solos e cinco coletivas, com mais de 400 obras catalogadas e vendidas no Brasil e em países como Grécia, Itália, Estados Unidos, Argentina, África do Sul, França e Inglaterra. Além de parcerias com galerias de arte de São Paulo e Rio de Janeiro.

Eduardo já ilustrou capas de revistas, jornais e tem um livro com 20 páginas destacando suas obras. Lançou uma linha de móveis, FASHION MOBILE, e duas séries de esculturas: SALTO em 2016 e SONHOS em 2017.

Marcelo Lopes

O artista plástico Marcelo Lopes tem formação em Pedagogia pela FISO, de Barretos (SP), e defesa pública em História do desenho, pela Associação Cultural e Educacional de Barretos (FISO).

Está catalogado no índice de artes plásticas Júlio Lousada, tendo iniciado curso de desenho e pintura em 1980, com Terezinha Turano, dando procedimento com o artista plástico, Adelino Malagolli.

Marcelo Lopes

 

Artigo anteriorSecretaria Municipal do Trabalho e Emprego de São José do Rio Preto tem 287 vagas no balcão
Próximo artigoFãs de Rio Preto e região estão ansiosos para o show da cantora Sandy
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.