As peculiaridades do estado de Sergipe podem ser vistas durante a exposição “Sergipe Encantador a Economia Criativa Sergipana” instalada na Praça 3 de Eventos do Riopreto Shopping de 4 a 14 de setembro. O evento é realizado pelo centro de compras e pelo Sebrae de Sergipe.
No dia 4, às 19h30, durante a abertura oficial do evento haverá uma apresentação do ‘Destino Sergipe’, com o objetivo de divulgar os atrativos turísticos e culturais do Estado. Diariamente acontecem apresentações de forró pé de serra na área da exposição e nos corredores do shopping.
Também será realizada uma exposição de artesanato com elementos da iconografia local, o que imprime características únicas aos produtos desenvolvidos no Estado de Sergipe. Serão expostos produtos artesanais das seguintes tipologias: renda Irlandesa, Ponto Cruz, Rechilieu, Marchetaria, Patchwork, Crivo em Alto Relevo, Labirinto, Palha de Ouricuri, Palha de Taboa e Madeira.
Os produtos que serão expostos são oriundos de grupos localizados em Aracaju, Simão Dias, Lagarto, Tobias Barreto, Cristinapólis, Neopólis, Pacatuba, Laranjeiras, Divina Pastora, Pirambu, Poço Redondo, São Cristóvão, Estância, Nossa Senhora do Socorro. Destaca-se aqui a participação de grupos de diversos povoados dos municípios apontados, totalizando uma produção envolvendo mais de 100 artesãos sergipanos.
Com a realização desse evento, o Sebrae busca divulgar o potencial turístico e o artesanato do estado, além de oportunizar a abertura de novos mercados para fomentar a geração de negócios para os artesãos.
Segundo o Sebrae, a parceria e a receptividade do Riopreto Shopping proporcionadas pelo centro de compras durante eventos semelhantes em 2009 e em 2010, como também a localização privilegiada e a abrangência regional de visitantes, foram pontos importantes para a escolha do espaço de realização desse evento com formatação inédita.
“O artesanato é uma das maiores riquezas produzidas pelo povo sergipano. Com a exposição, queremos divulgar esses produtos , pensando sempre em abrir novas oportunidades de comercialização para os nossos artesãos. Alcançamos bons resultados nas outras edições do evento e tenho a convicção de que agora não será diferente”, destaca o diretor-técnico do Sebrae em Sergipe, Emanoel Sobral.