Riopreto Shopping sedia a mostra “40 Anos de Sentimento Caipira”, com 20 obras que apresentam uma retrospectiva da carreira de Jocelino Soares

0
91

10487576_701246203256360_5301638298193536730_nO Riopreto Shopping receberá a exposição “40 Anos de Sentimento Caipira”, do artista plástico Jocelino Soares, a partir de 19 de julho. A mostra irá contar com 20 obras, em óleo sobre tela, que retratam as paisagens antigas da região noroeste do Estado de São Paulo. O artista também irá lançar seu primeiro romance “Clara, um romance caipira”, publicado pela editora THS. A exposição será montada na Praça 2 de Eventos e ficará aberta ao público até o dia 3 de agosto.

A exposição comemora os 40 anos de atuação do artista plástico, numa visão retrospectiva com as principais obras da carreira. A mais antiga trata-se de um desenho datado de 1973, que será exposto por meio de uma imagem do original. A mais recente é uma tela produzida em junho deste ano.

Todas as obras têm a temática caipira. “É uma ponte do passado para o presente, mostrando algumas imagens que não existem mais na nossa região. São paisagens, colheitas e plantações de girassóis, retratados de maneira singela e bucólica, que trazem saudosismo aos mais velhos”, explica Soares.

Jocelino Soares foi criado na roça, dividiu sua infância entre Neves Paulista e São José do Rio Preto. Autodidata, buscou na arte uma maneira de sair do ambiente. Ainda criança, desenhava com carvão nas paredes da casas e aos 16 anos, começou a desenhar no papel e procurar a vencer por meio da arte.

Quando perguntado qual a análise faz de seus 40 anos de carreira, o artista plástico é reflexivo. “Vou precisar de mais quarenta anos para fazer uma análise da minha obra. Acredito que a arte me proporcionou uma busca interior, me fez uma pessoa melhor, por meio dela participei de exposições na Itália e nos Estados Unidos da América”, diz Soares.

“A minha fonte é o campo e a roça. Se antes, usava a arte para sair dali, hoje percebo que faço de tudo para não deixar que a roça saia de mim. Utilizo muito a memória afetiva para produzir minha obra”, completa.

Lançamento do Livro

Na abertura da exposição, no dia 19 de julho, às 11 horas, será realizado o lançamento do livro “Clara, um Romance Caipira”, de Jocelino Soares. Primeiro romance do artista, conta a história de Clara, filha de fazendeiro, cuja mãe faleceu no parto. Criada com todo o amor pelo pai, apaixona-se por um cantor caipira.

O livro contextualiza alguns fatos da história da região com o romance ficcional. Ele foi escrito em três meses, de dezembro de 2013 a março de 2014. “Foram três meses de intenso trabalho, pensando dia e noite no romance”, diz Soares.

A ideia de escrever o romance surgiu das crônicas escritas por Jocelino Soares e publicadas no jornal Diário da Região. Em 2013, ele escreveu três crônicas sobre a personagem Clara, que deu origem ao livro. Em 2010, ele lançou um livro de coletâneas das crônicas escritas para o jornal, desde 2007.

Para abrir o evento, haverá uma palestra do Prof. Doutor Romildo Sant´anna, que irá abordar os 40 anos da obra deJocelino Soares. A palestra e o lançamento do livro serão realizados na Sala VIP, durante um coffee break.

 

Serviço

Exposição “40 Anos de Sentimento Caipira”, de Jocelino Soares

Data: 19 de julho a 3 de agosto

Local: Praça 2 de Eventos | Riopreto Shopping – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363

 

Lançamento “Clara, um Romance Caipira”, de Jocelino Soares

Data: 19 de julho

Horário: 11 horas

Local: Sala VIP | Riopreto Shopping – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 6363