Rodada de Negócios: networking que gera resultados e parcerias de sucesso

0
39
Rodada de Negócios
Rodada de Negócios

por Cris Oliveira

São José do Rio Preto – Um dos segredos do sucesso é construir, manter e expandir sua rede de contatos, pois é graças a ela que o seu negócio se nutre, gerando bons resultados e, consequentemente, lucros.

Para isso é preciso investir em um constante networking, que é a sua rede de relacionamentos, responsável por potencializar oportunidades.

Mas como conhecer pessoas que, tanto quanto você, estão focadas em fazer negócios com empresas e prestadores de serviços compromissados em entregar bons resultados? Uma forma que tem se mostrado bastante eficaz é a participação na Rodada de Negócios.

“A Rodada de Negócios é um evento empresarial que promove encontros de negócios entre empresas. A metodologia é focada na verdadeira rodada de negócios, ou seja, os empresários participam de diversas reuniões com grupos reduzidos, e após cada reunião o participante é convidado para outras mesas de negócio com outros grupos de empresários. Assim, todos têm a oportunidade de divulgar seus produtos e/ou serviços e conhecer os demais participantes. A Rodada de Negócios é uma oportunidade única para expandir sua rede de contatos e conhecer novas pessoas”, explica a apresentadora Malu Rodrigues, organizadora dos eventos.

As Rodadas são multisetoriais, pois reúnem representantes de diferentes segmentos e, ao conhecer o produto ou serviço que o outro oferece, abre-se a possibilidade de comprar e vender, já que é aberto um grande leque de oportunidades.

E para que o sistema seja funcional, onde todas as pessoas possam mostrar o que fazem, além de saberem um pouco mais sobre o que o outro faz, tudo é controlado por meio de um software.

Também existem momentos de descontração, onde os participantes podem bater um papo informal, ou até estreitar laços, seja conseguindo informações mais específicas sobre o negócio do outro, ou mesmo criando amizades.

“Sempre recepcionamos com café e bolo, fazendo com que os empresários já comecem a se conhecer em um ambiente convidativo e acolhedor. Para terminar temos um coquetel que chamamos de happy hour empresarial, um momento em que todos já estão muito à vontade para conversar. O happy faz com que o evento termine de forma muito agradável”, conclui Malu.

Participação Regional

Abrir esse leque de oportunidades faz tão bem para as empresas que, as barreiras físicas de São José do Rio Preto já foram ultrapassadas, e pessoas de toda a região estão participando da Rodada de Negócios.

“Acho super importante. É um momento de conexão e oportunidades de apresentar o seu produto e/ou serviço de modo a identificar oportunidades de parcerias. A participação vale muito, pois além de ser um momento de networking é uma excelente oportunidade para novos negócios, em um ambiente super descontraído com uma estrutura incrível”, destaca Vinícius Vilela, head de Marketing do Hot Beach Parques & Resorts, na cidade de Olímpia-SP.

E assim a empresa que ele representa já fez parcerias com duas revistas, dois fornecedores de brindes e comunicação visual, além de uma ação em parceria com uma marca de produtos saudáveis.

Conexões e Networking

Lilian Marques, diretora executiva e de expansão da Rede IGUI, que tem sede na cidade de Cedral-SP ressalta que “os negócios acontecem por conexões e networking. Estar em eventos de empresários só traz benefícios, movimentam os negócios locais, acontecem muitas trocas de ideias, e as empresas ficam mais conhecidas, já que você apresenta o seu negócio para muitas pessoas.”

“Para empresas que estão começando é uma chance de crescer mais rápido e ter visibilidade, enquanto para empresas antigas pode levar novas experiências, vivências e pessoas. Dificilmente, em uma Rodada de Negócios, não saio com algum insight, negócio ou parceria. Já vendi franquia, já comprei produtos, já captei recursos, conheci muitas empresas e pessoas e sou a maior incentivadora destes encontros”, pontua.

É na sede da IGUI, em Rio Preto, que a edições da Rodada de Negócios acontecem, já que o local tem estrutura completa para a comodidade e bem-estar dos participantes.

E para quem ainda tem dúvidas sobre a importância de participar desse tipo de ação, Lilian deixa uma dica importante: participe. Estar nestes eventos são os melhores investimentos que fazemos para nossas empresas, para nosso conhecimento. Garanto que a pessoa sai muito melhor do que entrou.

Geração de Negócios

Participar da Rodada de Negócios nem sempre significa fechar parcerias no mesmo dia, ou semana seguinte, mas pode ser uma sementinha plantada, que irá germinar com o tempo.

Alguns especialistas chamam isso de capital social futuro, que é quando você não está precisando de determinado produto, ou serviço, exatamente no momento que conhece um bom fornecedor, com quem teve uma conexão. Mas com o passar o tempo, quando surgir a necessidade, a pessoa já sabe quem procurar, ou até mesmo pode indicar a um terceiro.

E assim vai se formando e fortalecendo essa teia, o networking, onde a colheita, ainda que não seja imediata, tem sempre grandes chances de acontecer.

Daniel Vicente, socio-proprietário da Vicente Romero Advogados Associados, tem boas experiências com a Rodada de Negócios.

“Muito bom para networking, participei de duas rodadas organizadas pela Malu Rodrigues e consegui fazer vários negócios. Conheci o Léo, da cervejaria de Mirassol, que virou meu cliente mensalista e eu fiz cervejas personalizadas com eles”, conta.

Para quem está pensando em participar das próximas edições, Daniel é categórico em afirmar: não tenha dúvidas que a Rodada de Negócios é algo muito bom para seus negócios, com custo benefício muito bom, participarei de todas que tiver.

Leonardi Brito Hurtado, proprietário da Daslagoas Cervejaria, instalada em Mirassol-SP, fabrica chopp e faz latas personalizadas, e tem feito boas parcerias a partir da Rodada de Negócios.

Além da que foi gerada com Daniel, também fez negócios com uma barbearia.

“O melhor case de sucesso que tivemos foi o das latas da IGUI, que fizemos um trabalho muito bacana para o evento deles”, conta.

Próxima Rodada de Negócios:

Dia 19 de junho

Inscrições : 17 9 9142 5049

Leia Também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube