Rota Ecológica dos Milagres (Al) atrai cada vez mais turistas

0
60
Rota Ecológica dos Milagres (Al) atrai cada vez mais turistas
Rota Ecológica dos Milagres (Al) atrai cada vez mais turistas

A Rota Ecológica dos Milagres, entre as fozes dos rios Manguaba e Camaragibe, vem atraindo cada vez mais visitantes de dentro e de fora do Brasil. O destino inclui os municípios de Porto de Pedras, São Miguel dos Milagres e Passo de Camaragibe, englobando dez praias, para todos os perfis de turistas.

A rota faz parte da Costa dos Corais, a segunda maior barreira de corais do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais da Austrália. E é justamente o mergulho nas piscinas naturais incrustadas nos arrecifes alagoanos um dos principais atrativos da Rota Ecológica dos Milagres.

#image_title

Há piscinas naturais nas praias do Patacho, São Miguel dos Milagres, do Toque e Porto da Rua, que têm como vantagem, além da beleza e das opções de mergulho, a proximidade da praia, o que amplia a estadia na região dos corais por um período de até três horas.

O roteiro socioambiental inclui ainda caminhadas pelos ecossistemas locais, inclusive nos manguezais, na área de cultivo de ostras e passeios de jangada ao Santuário do Peixe-Boi, localizado no Rio Tatuamunha. Além de visita à Associação Peixe-Boi, composta por ribeirinhos, pescadores, estudantes e moradores dos municípios de Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres; todos empenhados na preservação da espécie e do meio ambiente. Muito mais que uma simples visita, é possível ampliar a experiência conhecendo um pouco mais sobre a história do animal e do local em que ele habita

Os atrativos históricos são um capítulo à parte no roteiro.

Vale a pena conferir a Igreja Nossa Senhora Mãe do Povo. Construída entre os séculos XVII e XVIII, a edificação serviu de refúgio para portugueses, índios e escravos durante as batalhas contra os holandeses. Próximo a histórica edificação, há ainda a Igreja de Santo Antônio e a Capela dos Milagres.

Feita de taipa e pintada de cal, a capela é muito procurada para casamentos de famosos e anônimos. Além dos templos, a programação deve incluir também uma visita ao Farol de Porto de Pedras, construído em 1933 e ainda em operação. O equipamento está localizado numa espécie de mirante, a 90 metros do nível do mar, proporcionando um belíssimo cenário para fotos.

Não faltam também opções para souvenirs e lembranças da viagem. Uma dica é conhecer o atelier Artesana, em Passo de Camaragibe, com artesanatos produzidos exclusivamente por mulheres; ou a Rua do Artesanato, no povoado de Tatuamunha, em Porto de Pedras. Em ambos os locais são oferecidas uma infinidade de peças feitas de palha, madeira, fibra de coqueiro, bananeira e ouricuri, além de bordados richelieu e filé.

Há ainda a possibilidade de realizar uma verdadeira imersão sociocultural com o grupo Catolé. Entre as opções oferecidas estão a confecção e pintura de máscaras de Bobos, tradição folclórica e carnavalesca da região; passeio pelos manguezais, com demonstração da captura manual de caranguejos; visita a uma autêntica casa de farinha, construção bioecológica em taipa, entre outras vivências.

Como chegar?

A Rota Ecológica dos Milagres pode ser acessada tanto a partir do Recife (196 km) ou a partir de Maceió (95 km). Saindo da capital pernambucana, basta seguir pela PE-060 até Japaratinga e, de lá, fazer a travessia do Rio Manguaba de balsa para Porto de Pedras.

Quem preferir seguir pela estrada, basta seguir até Porto Calvo pela AL-465 e seguir pela AL-460 até a Rota dos Milagres. Partindo de Maceió, é possível chegar ao destino de duas maneiras: pelas rodovias AL-101 ou pela AL-430. As duas alternativas levam até Barra de Camaragibe, às margens do Rio Camaragibe.

Onde ficar?

Os três municípios do roteiro oferecem uma série de opções de hospedagem e alimentação. De casas e chalés em condomínios fechados a pousadas boutique e hotéis de luxo, todos oferecem experiências únicas de hospedagem de acordo com a proposta de cada estabelecimento. Seja qual for o estilo do cliente, Milagres sempre terá uma opção que vai se encaixar no perfil do turista.

Pousada Zai Patacho

 A Pousada Zai Patacho fica localizada na Praia do Patacho, no município de Porto de Pedras, o estabelecimento conta com 15 suítes divididas em três categorias, todas com piscina privativa no jardim privativo ou rooftop individual.

Por ser uma pousada “pé na areia”, a Zai Patacho oferece serviço de bar de praia, que atende tanto a piscina na área comum como a praia em frente à pousada. O cardápio do restaurante é assinado pelo chef Wanderson Medeiros, com pratos que trazem os sabores regionais de forma única e sofisticada.

 Os hóspedes têm ainda diversas experiências à disposição, desde os passeios às piscinas naturais quanto, internamente, massagens, jantares românticos exclusivos, bem como a disponibilização sem custo de bikes para passeios na região.

Serviço: Pousada Zai Patacho

Endereço: Sítio Laurinho, Zona Urbana, Porto de Pedras-AL

Site: www.zaipatacho.com.br

Instagram: @zaipatacho

Fones: (82) 99159-0501 e (82) 99159-0212

Paru Boutique Hotel

 Localizado da Praia do Marceneiro, no município de Passo de Camaragibe – AL, o Paru Boutique Hotel é voltado ao público que procura exclusividade e privacidade, proporcionando uma experiência diferenciada.

Com duas categorias de bangalôs e três de suítes, o Paru Hotel está preparado para as mais variadas necessidades dos hóspedes. São 20 suítes e 8 bangalôs – sendo 4 à beira-mar com piscina privativa (178 m²) e 4 com piscina e rooftop (198 m²).

Os clientes têm à disposição ainda área verde ao ar livre, piscina, bar, deck à beira-mar, lareira para ver o pôr do sol, spa, academia, tour gastronômico na Vilinha Marceneiro, onde é possível encontrar várias lojas, bistrôs, pizzaria e artesanatos.

 É possível também agendar visitas ao Santuário do Peixe-Boi, passeio de bicicleta e passeios para piscinas naturais. Também são oferecidos serviços privativos, como yoga, personal trainer, spa, chá da tarde (todos os sábados) e jantar romântico. O Paru Bistrot, que funciona das 7h às 23h, oferece cardápio assinado pelo chef Jonatas Moreira e serviço de bar de praia “pé na areia”. 

Serviço: Paru Boutique Hotel

Endereço: Rota dos Milagres, KM 3, Passo de Camaragibe-AL

Site: www.paruhotel.com.br

Instagram: @paruhotel

Fones: (82) 99404-4050

Vila Chuá

 Situada na Praia do Marceneiro e composta por três casas amplas, a Vila Chuá é perfeita para quem prefere se hospedar com a família ou grupo de amigos. As casas Sapê, Cocar e Sisal possuem, cada uma, cinco suítes (sendo duas com vista pro mar e três voltadas para as laterais), cozinha equipada, adega climatizada, cervejeira, TV por assinatura, internet, e estrutura individual com piscina e gazebo com churrasqueira e bancada de apoio; além de ser pé na área. Da Vila, também é possível acessar os principais passeios e programações da Rota dos Milagres

Serviço: Vila Chuá

Endereço: Praia do Marceneiro, Passo de Camaragibe-AL

Instagram: @vila_chua

Fones: (82) 99838-2016

Casa Coral

Localizada em São Miguel dos Milagres, a Casa Coral tem um design colonial aliado a um toque moderno, no melhor estilo pé na areia. Com 5 suítes, duas no piso superior e três no inferior, a casa tem capacidade para acomodar até 15 hóspedes confortavelmente. Entre as comodidades inclusas na diária estão serviço de cozinheira, camareira e apoio de praia.

As piscinas ficam na frente da casa, de frente pro mar e ao lado de um redário e de gazebo com churrasqueira, mesa ampla e bancada de apoio, além dos principais passeios e programações da Rota dos Milagres.

Serviço: Casa Coral

Instagram: @casacoral_milagres

Fone/Whatsapp: (82) 99973-8585

Leia também:

Conheça o Malu Visita no Youtube