Salvador (BA): Tempero da periferia traz laços culturais

0
201
Cabana do Camarão
Cabana do Camarão

O Subúrbio de Salvador, especialmente no bairro de Itacaranha, emana a cultura sensorial da gastronomia através da história do restaurante Cabana do Camarão, existente desde o ano de 2006. É através da herança familiar passada pela matriarca, a professora aposentada Aldeyda Conceição e de suas vivências ao longo dos anos que a chefe Bárbara Ramos desmistifica que comida na periferia não é boa, mas sim, excelente e de altíssimo padrão.

Cabana do Camarão

Os seus pratos refletem suas experiências no bairro que possui uma história singular banhada pela Baía de Todos os Santos, recheada de manifestações culturais, além de sua gastronomia peculiar, trazendo consigo a validação do aporte acadêmico para o fortalecimento da credibilidade do restaurante.

O restaurante Cabana do Camarão dialoga para além de divisões geográficas – a experiência gustativa de seus pratos revela um sabor da Bahia, com periferia e centro mantendo o mesmo padrão e posições igualitárias no quesito comida. “Provocar transformações sociais através da gastronomia” é uma das missões da empresa, hoje composta por uma equipe de funcionários predominantemente residentes no entorno do Comércio.

A chefe Bárbara Ramos tem como principal estratégia a ser seguida à risca no restaurante: a “gourmetização acessível”, os processos que envolvem a circulação da comida e seu acesso.

Details

“Eu procuro transitar por diversos mundos da gastronomia e busco fazer a ponte entre eles. Isso já é transformador”, comenta a chefe.

Trajetória

A história da Chefe Bárbara Ramos no restaurante Cabana do Camarão está relacionada à trajetória e às experiências de laços afetivos. Ao lado de sua mãe, ela descobriu o prazer pela arte de cozinhar desde a adolescência, ainda sem a formação acadêmica na área. A sua primeira experiência profissional foi na área de Serviço Social em Programas Ambientais relacionados ao Saneamento Básico.

Em 2013, voltou a sua vida para a área da gastronomia, assumindo o comando da empresa familiar ao lado da sua mãe, que mais tarde passaria o bastão para filha. Mesmo com suas habilidades na cozinha, Bárbara sentiu a necessidade de ampliar seus conhecimentos, buscou então estudar gastronomia se especializando e procurando enriquecer ainda mais os pratos servidos no restaurante.

Todo o esforço tem o objetivo de dar visibilidade à empresa e despertar os olhares do público que busca um novo roteiro gastronômico em Salvador. O atendimento ao público não está restrito ao espaço físico do restaurante, a empresa oferece também o seu serviço com a qualidade do cardápio em eventos particulares.

Mas engana-se quem pensa que o restaurante Cabana do Camarão é somente a biografia de Bárbara Ramos – o negócio é formado pelas pitadas e pelos aromas que cada um de seus funcionários deixa no dia a dia de trabalho.

“Acho que as experiências de todos contribuem. O fato de estar na periferia, ter um ambiente acolhedor e levar uma experiência única em um dos momentos mais prazerosos da vida, desperta o interesse das pessoas para conhecer nosso restaurante”, afirma a chefe Bárbara Ramos, que agrega ao negócio seus conhecimentos enquanto gestora, gastróloga e assistente social.

“Mulheres precisam ver mulheres comandando seus negócios. Cozinhar é uma arte. É preciso dar visibilidade cada vez mais a essa arte. Eu me inspiro e tenho muitas referências, sendo que a primeira delas foi a minha mãe”, finaliza Bárbara.

Serviço:

Restaurante Cabana do Camarão

Funcionamento: Segunda à quinta, das 11h30 às 18h, sexta das 11h30 às 22h30, sábado das 11h30 às 23h30 e domingo das 11h30 às 18h

Endereço: Av. Afrânio Peixoto, s/n – Itacaranha, Salvador

Mais informações: (71) 3218-7107/ 98275-3160

Instagram: @cabanadocamarao

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube