Moradores de São José do Rio Preto aderem à carona para economizar em viagens

0
338
Moradores de São José do Rio Preto aderem à carona para economizar em viagens
Moradores de São José do Rio Preto aderem à carona para economizar em viagens

A carona tem servido como solução de viagem  para os moradores de Rio Preto. De acordo com a  BlaBlaCar, o movimento quintuplicou entre o primeiro semestre de 2016 e o mesmo período de 2017.

Somadas, as caronas partindo de Rio Preto percorreram mais de 1 milhão de quilômetros apenas na primeira metade deste ano.

Dados de uma pesquisa recente divulgada pelo Ministério do Turismo, em parceria com a FGV, revelaram um aumento de 47% na quantidade de brasileiros que pretendem usar o carro em suas viagens .

Compartilhar os gastos por meio de caronas é uma solução para economizar nas viagens de automóvel.

De acordo com a BlaBlaCar, o condutor que compartilha uma viagem com mais duas pessoas no carro consegue reduzir seus custos em até 75%. Já para o passageiro, a economia depende do destino e da alternativa de transporte disponível.

Uma viagem de  Rio Preto para São Paulo de carona, por exemplo, acaba sendo seis vezes mais barata que a de avião.  E ainda 40% mais econômica que um ônibus convencional. Já o trecho São José do Rio PretoCampinas pode sair dez vezes mais barato que o avião. E  50% mais barato que um ônibus convencional, se feito de carona.

Entre os principais destinos dentro do app a partir de São José do Rio Preto estão: São Paulo (SP), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Bauru (SP) e Araraquara (SP).

Essa é uma prova de que o brasileiro está mais aberto a novas experiências e formas de locomoção, estando disposto a conhecer cada vez mais lugares diferentes. Confira abaixo dados demográficos sobre o usuário da plataforma de caronas na cidade:

Idade:

  • Até 25 anos: 25%
  • Entre 25 e 35 anos: 48%
  • Entre 35 e 45 anos: 19%
  • Acima de 45 anos: 8%

Gênero:

  • Mulher: 40%
  • Homem: 60%

 

Razões para viajar (médias nacionais):

Visitar família 37%
Visitar namorado (a)/amigos 26%
Viagem de negócios 18%
Outros 19%