São José do Rio Preto- CONFERÊNCIA DISCUTE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

0
225

         A 1ª Conferência Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, que o Conselho Municipal de Saúde (CMS) promove em São José do Rio Preto no dia 30 de maio, sexta-feira, conta com a presença do gaúcho Alex Garcia, coordenador do Núcleo Regional do Instituto Baresi no Rio Grande do Sul e pioneiro na promoção da visibilidade social do surdocego no Brasil.

 Portador de uma doença rara no mundo, ele é o primeiro surdocego brasileiro a cursar uma universidade, sendo responsável por um projeto de atendimento domiciliar com famílias de surdocegos para informações e orientações educacionais, encaminhamentos médicos e sociais. E acima de tudo, a preparação de profissionais para atuação com surdocegos em seus locais de origem, adaptando locais e programas especiais em escolas de ensino regular ou especial.

Alex Garcia é a primeira pessoa surdocega a escrever um livro sobre Educação na América Latina. Sua obra “Surdocegueira: empírica e científica” foi editada em 2008. Em 2010 editou a obra infantil “A Grande Revolução”. Para o CMS Rio Preto, o convidado tem muito a contribuir na Conferência, que tem como proposta traçar um panorama do atendimento de saúde oferecido à pessoa com qualquer tipo de deficiência em Rio Preto e levantar sugestões e propostas para uma rede de saúde cada vez mais inclusiva e acessível.

A Conferência Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência terá a participação de usuários do sistema público de saúde (SUS), além de trabalhadores e gestores da saúde. No evento, haverá intérpretes para auxiliar pessoas com deficiência visual e auditiva. As atividades serão das 7h30 às 15h30, no Hotel Nacional. O evento tem apoio da Secretaria Municipal da Saúde.

Durante a Conferência, serão realizadas mesas temáticas para a discussão e levantamento de propostas acerca dos seguintes pontos: 1) Atenção Básica: acolhimento, prevenção e promoção da saúde da pessoa com deficiência; 2) Integração ensino e serviço, na perspectiva da formação para rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência; e 3) Mobilidade e acesso aos serviços da rede de atenção à saúde da pessoa com deficiência. As propostas serão incorporadas à Política Municipal de Saúde do PAS 2015 (Programação Anual de Saúde).

1ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ATENÇÃO À SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

30 de maio, sexta-feira, 7h30 às 15h30

Hotel Nacional

São José do Rio Preto