São José do Rio Preto – Curso sobre eSocial elucida dúvidas de empresários rio-pretenses

0
130

esocialEm 2015, todos os empregadores, inclusive os domésticos e os proprietários de obras de construção civil, serão obrigados a prestar informações cadastrais dos seus colaboradores em um novo sistema público chamado eSocial. A mudança, que estava prevista para o primeiro semestre deste ano e foi adiada para o início do ano que vem, prevê multas para quem não cumprir as obrigações e ainda gera muitas dúvidas em empresários e gestores. Os rio-pretenses, no entanto, terão uma boa oportunidade para sanar seus questionamentos: no próximo sábado (16/08), será realizado o curso “eSocial – A nova folha de pagamento digital”, realizado pelo Cegente, empresa de educação corporativa.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) abrigará informações detalhadas de todos os trabalhadores do Brasil e tem o objetivo de viabilizar a garantia de direitos previdenciários e trabalhistas, simplificar o cumprimento de obrigações e aprimorar a qualidade de informações das relações de trabalho, previdenciárias e fiscais. “O sistema informatizado do eSocial não permitirá que os acontecimentos sejam registrados a posteriori. Isso envolverá uma mudança cultural e de processos nas áreas de RH, tecnologia da informação, contabilidade, fiscal, segurança da informação, medicina do trabalho e jurídico”, explica Gabriela de Britto Maluf, advogada e consultora jurídica trabalhista e previdenciária do sistema Abimaq (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos) e palestrante que irá ministrar o curso. “Por isso, o cadastro na nova plataforma exigirá boa preparação de todos aqueles colaboradores envolvidos nas rotinas de gestão de pessoas. Eles terão que conhecer profundamente o sistema para alimentá-lo conforme as regras estabelecidas pelo governo”, ressalta.

Benefício para empresas e colaboradores

Com a implantação do eSocial, tanto colaboradores quanto empresas terão benefícios. Para os colaboradores, o sistema irá aumentar o controle e a disponibilização das informações, reduzindo a informalidade nas relações empresariais e combatendo fraudes na concessão de benefícios previdenciários e no seguro desemprego.

Para as empresas, o novo sistema torna mais transparente suas relações com parceiros, clientes, fornecedores, instituições financeiras e governo. “As empresas que sempre agiram dentro da legislação, fornecendo equipamentos de proteção individual (EPI), realizando exames de medicina ocupacional, entre outras exigências, não terão nenhum problema com o eSocial e poderão evidenciar isso aos seus públicos”, afirma Jairo Aguiar, gerente da Usualmed, empresa de medicina e segurança do trabalho. Ele explica que, com o eSocial, todas essas informações ficarão registradas sistematicamente, garantindo a saúde do trabalhador, por um lado, e dando respaldo legal para as empresas, em caso de acidentes trabalhistas, por outro.

Serviço:

Curso: “eSocial – A nova folha de pagamento digital”

Data: 16 de agosto (sábado)

Horário: 8h às 16h

Local: Avenida da Luz, 3421, Alto Rio Preto – Auditório do Café Falado, da CCLi

Investimento: R$ 380,00

Informações: (17) 3227-8549