Vista por um público de 30 mil pessoas em cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraíba, desde 2008, a exposição fotográfica “interiores:diversidades” volta à cena em 2014. Novas imagens e histórias foram coletadas pelo fotógrafo Walter Antunes e pelo jornalista Fábio Takahashi para retratar o cotidiano do público LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
Somando agora 40 fotografias, a “interiores:diversidades” está na Famerp (Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto) entre os dias 27 de maio e 9 de junho. A exposição é uma iniciativa do GADA (Grupo de Amparo ao Doente de Aids e Hepatites Virais), de São José do Rio Preto, para a promoção da visibilidade positiva do público LGBT.
Em sua primeira fase, Antunes retratou 27 personagens – gays, lésbicas, travestis, transexuais e até heterossexuais – em situações cotidianas como o trabalho, o convívio com a família, os amigos e os momentos afetivos. Cada imagem traz uma legenda, que descreve o perfil e as aspirações do fotografado.
“As pessoas estão mais do que nunca se fechando em seus mundinhos. Todos constroem suas verdades, criam seus guetos e clubes, suas páginas na web, seus playlists, elegem seus universos, comunidades. Não se pede aqui para ninguém viver a vida do outro, mas para se diminuir um pouquinho a altura do muro, para que se possa olhar e entender que do outro lado da rua, que no apartamento vizinho, na mesa de trabalho ao lado, que na outra mesa do restaurante, na fila do banco ou do teatro, existe vida e que esta vida é tão importante e bela quanto a vida dos olhos que estão agora olhando”, reflete o fotógrafo.
A diversidade é um dos aspectos marcantes da exposição, que traz, por exemplo, um time de futebol formado apenas por travestis e transexuais. Dentre os novos fotografados da “interiores:diversidades” estão a atriz Phedra de Córdoba, do grupo Satyros, de São Paulo, a drag queen paulistana Silvetty Montilla, e os cineastas André da Costa Pinto (Campina Grande-PB) e Lufe Sttefen (São Paulo-SP).
Depois da Famerp, a “interiores:diversidades” seguirá para a Unesp/Ibilce, de 10 a 27 de julho. A exposição tem o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde.
Interiores:diversidades
De 27 de maio a 9 de junho, das 8h às 20h (segunda a sexta-feira)
Famerp – Faculdade de Medicina e Enfermagem de Rio Preto
(Hall de entrada do Auditório Fleury)
Gratuito
Informações: (17) 98189-9493