Educação municipal inicia a gravação de programas de TV

0
40

A prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, deu início nesta quinta-feira (28/5) à gravação de programas de televisão que vão levar atividades educativas a estudantes da rede municipal de ensino.

Os conteúdos estarão disponíveis em arquivos de vídeo na internet e também serão transmitidos pela TV Câmara, que tem sinal aberto de televisão.

A previsão é de que os programas gravados sejam veiculados já a partir da primeira semana de junho. A ideia é que cada dia da semana tenha um episódio diferente, com exibição pelas manhãs e reprise no período da tarde.

Inicialmente, foram preparados programas piloto para abrir a parceria com a TV Câmara. São  conteúdos lúdicos, válidos para todas as idades escolares, envolvendo atividades como contação de histórias e brincadeiras, entre outras.

“Pensamos em uma programação lúdica e divertida para a primeira semana. São  cinco episódios, cada um deles dividido em quatro partes”, diz José Antônio Borges, professor formador da Educação.

Os quadros programados são: Sala de Leitura, Brincando em Casa, Fazendo Arte e um bate papo com um especialista, que recebeu o nome de Aprender, Cuidar e Amar.

“A partir da segunda semana, os programas serão direcionados para cada ano escolar”, explica José Antônio.

A parceria com a TV Câmara corresponde à terceira etapa do programa Programa Rio Preto Educ Ação, que teve início no mês de abril . E, inicialmente, ofereceu atividades educativas para serem realizadas pelas famílias em casa, junto aos alunos da rede municipal.

O material foi disponibilizado no site da Educação Digital da Secretaria de Educação (digital.educacao.riopreto.br). E, também entregue às famílias em versão impressa, por meio das escolas.

“Como a TV Câmara tem sinal aberto, nosso objetivo é fazer com que as aulas cheguem ao maior número de crianças possível”, afirma chefe de coordenadoria pedagógica da Educação. Leandra Justo Herrera.

Programa Rio Preto Educ Ação 

1ª Etapa – Abril

Adaptação do Material da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEE/SP) em parceria com a UNDIME Programa, com atividades impressas e versão digital. Reestruturação do Site da Educação Digital, criação de página de Facebook e Canal de Youtube da SME.

 

2ª Etapa – Maio

Material de orientação às famílias e estudantes produzido pela equipe pedagógica da SME. Roteiro de estudos com propostas formativas organizadas para o cumprimento do teletrabalho dos docentes mês de maio de 2020. Criação e utilização do Google Sala de Aula (google classroom) para os gestores.

3ª Etapa – Maio/Junho

Produção de materiais audiovisuais complementares que serão veiculados pela TV Câmara. Educação Infantil: “Brincadeiras e interações: um convite às famílias e crianças para brincarem juntos”. Ensino Fundamental: Anos Iniciais – materiais Ler e Escrever e EMAI. Ensino Fundamental: Anos Finais: material São Paulo Faz Escola, acompanhado de atividades complementares .

Artigo anteriorSão José do Rio Preto terá terminal suburbano
Próximo artigoBarretos Country Thermas Resort anuncia reabertura em 1 de julho
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.