Secretaria de Saúde informa mais um resultado positivo para coronavírus em Rio Preto

0
420
coronavirus

A Secretaria de Saúde informa que um exame realizado pelo laboratório do Hospital de Base teve resultado positivo para coronavírus (Covid-19). O paciente é um homem, de 44 anos, residente em Rio Preto, que viajou para São Paulo no dia 8 de março e apresentou sintomas respiratórios, como febre, dores no corpo, cabeça, garganta e articulações no dia 12.

No dia 13 de março, viajou para Santa Catarina, e retornou a Rio Preto no mesmo dia, quando procurou atendimento médico e fez o exame. No mesmo dia, permaneceu em atendimento domiciliar. Amostras serão encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz para confirmar ou descartar a infecção por coronavírus.

A Secretaria de Saúde está monitorando o paciente e seus contatos.

No momento, Rio Preto contabiliza 29 notificações por Covid-19, sendo que sete já foram descartadas. Entre os 22 suspeitos, estão os dois casos que tiveram resultado positivo pelo Hospital de Base. A primeira paciente é uma mulher, de 28 anos, residente de Rio Preto, que viajou para Alemanha, França e Bélgica e retornou ao Brasil no dia 10 de março. Ela está em isolamento domiciliar.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo ,  concedeu entrevista coletiva ontem  sobre as providências que serão adotadas para conter o coronavírus.

“A nossa recomendação é que, as pessoas que puderem, fiquem em casa. Em suas casas”, afirmou o prefeito.

 

Seguem abaixo as decisões tomadas pelo Comitê Gestor do Coronavírus em Rio Preto:

 

1 – As aulas nas escolas municipais serão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, seguindo o mesmo protocolo do governo estadual. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados nesta terça e quarta-feira pela direção das escolas.

Os pais que puderem, já devem manter os filhos em casa a partir desta terça-feira, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno.

 

2 – A Prefeitura baixou decreto oficializando as seguintes medidas administrativas:

a) Cancelamento de férias e licença prêmio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado.

b) Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas, e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.)

C)Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).

d) Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos.

 e) Será disponibilizada uma linha telefônica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.

 

3- Por medida de precaução, equipamentos públicos de lazer, esporte, educação e cultura estarão fechados a partir de amanhã (17), por tempo indeterminado, como a Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos Danilo Santos de Miranda e Joaquim de Paula Ribeiro, Eco Santo Antônio, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos, Centros de Convivência de Idosos, Serviço de Convivência de crianças e adolescentes, entre outros.

4 – A viagem do Trem Caipira marcada para o próximo dia 29 está suspensa, e o FIT, realizado em parceria com o SESC, será adiado (proposta inicial: novembro).

 

IMPORTANTE

– As informações sobre o coronavírus e as medidas de contenção continuarão sendo atualizadas diariamente pelo Comitê Gestor.

– O Comitê reitera que as medidas preventivas são inadiáveis no plano de contingenciamento da doença, mas não há motivo para pânico.

– Nossa recomendação é de que as pessoas que puderem fiquem em suas casas. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença.