Sem carnaval, Olímpia cancela ponto facultativo

0
26
Olímpia - Carnaval tem desfiles das escolas de samba, show e trio elétrico na avenida Aurora
Olímpia - Carnaval tem desfiles das escolas de samba e shows

A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia cancelou o recesso de Carnaval para os serviços públicos municipais em 2021. Com isso, as atividades e o expediente de competências do município tem funcionamento normal nas datas previstas para a festividade.

A decisão já havia sido tomada pelo prefeito Fernando Cunha, no ano passado, ao elaborar o Decreto Nº 7.941/20, que dispõe sobre a divulgação de feriados nacionais, estaduais e municipais, além dos dias de pontos facultativos para o ano vigente. Na legislação, publicada em Diário Oficial no dia 16 de dezembro de 2020, já não constava o recesso para este ano.

Vale ressaltar que, por lei, a data não é considerada feriado e sim ponto facultativo, com autonomia para deliberação a respeito. Dessa forma, é importante esclarecer que o Governo Federal decidiu manter o ponto facultativo nos dias 15, 16 e até às 14h do dia 17 de fevereiro para os órgãos públicos federais, mas cada Estado e município têm a liberdade para decidir se libera ou não os funcionários públicos estaduais e municipais.

Segundo o prefeito Fernando Cunha, não há justificativa para se manter o recesso, tendo em vista o prudente cancelamento das festas de Carnaval em todo o país no mês de fevereiro devido à alta da contaminação pela Covid-19.

É impossível, neste momento, falarmos em promover festas e aglomerações. e, se não ocorrerão os eventos, não temos motivo para mantermos o ponto facultativo. Ao menos os serviços da Prefeitura continuarão operando nas datas. e, com isso, também garantimos aos setores que já foram bastante prejudicados pela pandemia, como as indústrias, serviços e comércio, a possibilidade de funcionamento de acordo com os protocolos recomendados”, declarou o prefeito.

SETOR PRIVADO

Cabe acrescentar ainda que o setor privado não depende de uma legislação para decidir sobre a dispensa ou não dos funcionários e que a orientação é para que cada empregador entre em acordo com os empregados, respeitando as leis trabalhistas e as decisões de cada categoria.

Prefeitura e “Associação Olímpia para Todos” realizam exposição virtual dos Carnavais de Olímpia

Neste ano, devido à pandemia do Coronavírus, o Carnaval 2021 não será realizado na Estância Turística de Olímpia. Mas, para a data comemorativa não passar em branco, a Prefeitura e a “Associação Olímpia para Todos” realizam uma exposição virtual com fotos dos carnavais antigos do município.

A exposição será exibida no portal oficial da Prefeitura, www.olimpia.sp.gov.br, e será lançada no dia 12 de fevereiro, sexta-feira, quando teria início a tradicional festa brasileira.

As imagens que farão parte da exposição fazem parte do acervo do Arquivo Público Municipal, e também de historiadores e amantes do carnaval. Para complementar a ação, a secretaria de Turismo e Cultura abrirá a oportunidade para que todos os olimpienses participem da exposição e enviem suas imagens.

Os interessados em contribuir podem encaminhar as fotografias digitalizadas para o e-mail contatoturismo@olimpia.sp.gov.br e rmarini@olimpia.sp.gov.br ou levar pessoalmente até a secretaria, localizada na Avenida Brasil, 155 – Centro. Mais informações pelo telefone (17) 3280-6294.

Artigo anteriorHomenageando Rubem Alves, festival literário online oferece 38 atividades gratuitas
Próximo artigoMais de oito mil pessoas já foram imunizadas em Rio Preto
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.