Senac Rio Preto recebe lançamento do segundo vídeo do projeto Rio Preto Vivo

0
242

00279020150413184543 

Na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 19 horas, o Senac São José do Rio Preto sedia  o lançamento do segundo vídeo do projeto Rio Preto Vivo.  O trabalho, feito em formato de documentário, apresenta todas as ações realizadas no primeiro ano do projeto.

Segundo a delegada regional de Turismo, Célia Maria Gomes de Lima, o vídeo mostra imagens captadas de todo o percurso do rio, apresentando as belezas e as mazelas em seus 122 quilômetros de extensão. “Muitas pessoas não conhecem este rio, sequer sabem que ele deu origem ao nome de São José do Rio Preto. Vamos apresentá-lo para a população regional e mostrar que nele existe muita beleza.  Nosso principal objetivo é abrir os olhos da região para os problemas e as possibilidades de recuperação da mata ciliar, limpeza e a revitalização do rio Preto”, explica.

O projeto Rio Preto Vivo é realizado pela Secretaria Estadual de Turismo, por intermédio da Regional de São José do Rio Preto, com apoio da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros, Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo/Grande, Cetesb, Rotary, Senac, Prefeitura Municipal e outros municípios envolvidos como Álvares Florence, Américo de Campos, Bálsamo, Cedral, Cosmorama, Ipiguá, Mirassol, Mirassolândia, Monte Aprazível, Onda Verde, Palestina, Pontes Gestal, São José do Rio Preto, Tanabi e Votuporanga.

O objetivo é a recuperação do principal rio da região para exploração turística e negócios. “A região é muito rica para existência de pesqueiros, esportes náuticos, pousadas e parques náuticos, mas, para explorar isso, é preciso um rio limpo e bem cuidado”, afirma a delegada regional de Turismo.

O primeiro vídeo do projeto mostrou um diagnóstico do rio Preto, que nasce na cidade de Cedral, na bacia do rio Grande, e deságua no rio Turvo, passando por 13 cidades da região. Segundo a Cetesb, estima-se que os 12 bolsões encontrados na vistoria contenham, aproximadamente, 500 toneladas de lixo acumulado. A maioria é material inerte e não tóxico, como garrafas de refrigerantes pet, pedaços de plástico, isopor entre outros.

A participação é gratuita, mas é preciso realizar inscrição pelo site www.sp.senac.br/riopreto. Mais informações pelo telefone (17) 2139-1699.
Ações

Em setembro de 2013, alunos e docentes do curso Técnico em Meio Ambiente realizaram a primeira visita à principal nascente do rio na cidade de Cedral.

Neste mesmo período, um grupo de voluntários, incluindo os alunos de meio ambiente, participaram da limpeza de um trecho do rio Preto, na cidade de Ipiguá. Com o lixo recolhido foi realizada uma exposição itinerante Esse lixo é seu?, que foi apoiada também pelo Senac, por meio do Sistema de Gestão Ambiental.