ESPAÇO GALERIA DO SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO RECEBE EXPOSIÇÃO INÉDITA BAILE

0
275

BAILE (2) (1)

BAILE (6)_02 (1)

BAILE (7)

IMG_0694

moca batom (3)

 

O projeto Espaço Galeria SESI-SP apresenta, entre os dias 30 de abril a 31 de maio, exposição inédita das artistas Gigi Manfrinato e Sandra Lee, no SESI São José do Rio Preto. A instalação Baile resgata o hábito do encontro pessoal, propondo a humanização das relações. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Diante de um mundo contemporâneo em que as relações presenciais tem se tornado cada vez mais raras, sendo substituídas, muitas vezes, pelas redes sociais, Baile resgata esse antigo hábito do encontro pessoal e propõe a humanização das relações, mostrando que a importância do encontro tête-à-tête.

A exposição é composta por 21 esculturas feitas em tamanho natural, com papel, cola, gesso e cimento, que retratam diferentes tipos de pessoas em um salão de baile com mesas, cadeiras e pista de dança com trilha sonora em que, enquanto uma personagem canta, dois casais e um solitário dançam e os outros personagens permanecem sentados, na espera por um encontro que possa transformar sua noite, ou pelo menos, torná-la menos solitária.

“A instalação aguça a curiosidade e propõe uma imersão do público, que pode entrar na pista de dança, participar do baile e sentar-se à mesa com as outras personagens, fazendo com que se sinta parte da obra e agentes transformadores da mesma, tornando-se assim coautores”, explica Diana Vaz, analista de Projetos Culturais do SESI-SP.

 

Lançamento: Abrindo a exposição, no dia 29 de abril, haverá um coquetel para todo público, às 19h30, no foyer do teatro. Durante a solenidade serão lançados dois catálogos que reúnem as obras e artistas que estiveram presentes na programação do SESI-SP, durante os anos de 2013 e 2014, fruto do primeiro Edital de Seleção dos projetos Espaço Galeria SESI-SP e Ocupação Artística no SESI-SP. As publicações, elaboradas em parceria com SESI-SP Editora, serão vendidas no dia e depois pela internet: http://www.sesispeditora.com.br/

 

 Sobre o projeto Espaço Galeria

Baile faz parte do projeto Espaço Galeria SESI-SP, que apresenta exposições itinerantes com técnicas e formatos distintos. As diferentes mostras circulam por unidades do SESI-SP durante oito meses, permanecendo até 45 dias em cada cidade.

 

As artistas

A paulistana Gigi Manfrinato e a carioca Sandra Lee se conheceram na faculdade de Belas Artes, em meados de 1980 e, desde então, realizam intervenções urbanas em locais inusitados. Tudo começou com uma tentativa de suicídio de um personagem em tamanho natural no Viaduto do Chá, em um momento em que o movimento punk marcava presença na região central de São Paulo. Depois foi a vez da lendária casa noturna Madame Satã, que abrigou um velório nada convencional em suas instalações. No começo da década de 90, Everybares, intervenção urbana realizada na Galeria Consolação, apresentou o ambiente de um bar com a típica fauna frequentadora da noite paulistana. Em busca de outros ares, a instalação itinerante One Bus viajou diversos pontos do estado de São Paulo com passageiros de ônibus bastante singulares. O último trabalho que realizaram, em fevereiro deste ano, Todo Mundo É Bamba, convidava o público a brincar o Carnaval.