Sesc celebra o ‘Dia Mundial da Saúde’ nesta sexta e sábado discutindo as doenças do coração

0
94
Compartilhe

A importância dos cuidados com o coração é o tema central da programação do Dia Mundial da Saúde que o Sesc oferece gratuitamente nesta sexta e sábado, dias 4 e 5 de abril. Entre vivência, mesa de debates, palestra e aula aberta, tudo realizado em parceria com o Laboratório de Atividade Física e Saúde (Lafis) da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp), as atividades buscam alertar sobre a importância da prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares.

A programação visa evitar que mais vidas de homens, mulheres e crianças sejam tiradas prematuramente. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 618 pessoas morreram em São José do Rio Preto em decorrência de doenças relacionadas ao coração só no ano passado.

Durante as atividades, especialistas da área da saúde promovem reflexões sobre os benefícios da atividade física, seus mitos, verdades e as vantagens na implementação dos programas no setor público e particular brasileiro. Em Rio Preto, os 130 cardiologistas contratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 50 deles especialistas em cirurgia vascular, examinaram 57.180 pacientes em 2013.

Confira abaixo os detalhes da programação do Dia Mundial da Saúde e dos outros destaques do fim de semana de 4 a 6 de abril:

DIA 4. Sexta

A primeira atividade vinculada ao Dia Mundial da Saúde é a vivência PREVENIR É O MELHOR REMÉDIO: ATIVIDADE FÍSICA NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, que começa às 14h30 no Ginásio de Esportes. Destinada aos alunos inscritos no programa “Esporte Criança”, o encontro oferece uma opção prazerosa para a aquisição de hábitos saudáveis por meio de jogos e brincadeiras. Outra vivência marcada para esta sexta é realizada às 16h. A AULA ABERTA DE GINÁSTICA GERAL FORMATIVA demonstra que a prática de exercício físico pode ser simples e realizada em qualquer ambiente. Por último, às 19h, a palestra EXERCÍCIO FÍSICO, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E DISFUNÇÃO SEXUAL: MITOS E FATOS, oferecida no Teatro, aborda a incidência da disfunção sexual em um ritmo de vida sedentário, com o acréscimo de doenças cardiovasculares, e como um estilo de vida saudável pode melhorar a qualidade de vida.

Começa às 15h a oficina INTRODUÇÃO À LÍNGUA ESPANHOLA para a Terceira Idade. O aprendizado de uma língua estrangeira proporciona uma imersão em outras culturas, além de favorecer a interação entre as pessoas. Neste curso, integrado às aulas de dança flamenca, os alunos terão uma introdução ao idioma espanhol, um dos mais importantes do mundo. A atividade continua até o junho, na Sala de Uso Múltiplo, de graça.

Com dois atores e modelos vivos, o Sesc promove a oficina DESENHO VIVO: CORPO, EXPRESSÃO ESSENCIAL, às 19h, na Área de Convivência. Nesta atividade, os atores propõem sessões de desenho e registro da figura humana através da observação. Eles apresentam sua arte performática para que os artistas a registrem por meio de desenhos ou pinturas espontâneas, fotografias, vídeos ou até mesmo textos, abrindo assim um espaço de livre experimentação artística. A atividade é gratuita.

Apresentado na sexta, às 19h, com outra sessão no sábado, às 13h, na Comedoria, a performance ÁRVORES dá vida ao desejo de permanência, invertendo o espaço e questionando o tempo. Até quando o corpo aguenta? O trabalho surge como desejo de enraizamento na cidade, onde pessoas vestidas com o mesmo figurino habitam em espaços de passagens. Ali, contrapõem-se ao fluxo de movimento, permanecem de cabeça pra baixo até o corpo não aguentar mais e cair. A performance interroga as maneiras possíveis para o corpo resistir, continuar, seguir em potência.

Com objetivo de expor a presença do diálogo com outras linguagens ou manifestações artísticas, o bate-papo ANTÔNIO TORRES E A MÍDIA: UM ESCRITOR ANTENADO COM SEU TEMPO, que acontece às 20h na Sala de Uso Múltiplo, utiliza sobretudo os produtos da cultura de massa, como o cinema, televisão, música comercial, reportagem e propaganda, para compor as narrativas do autor e imortal da Academia Brasileira de Letras. A atividade é gratuita com inscrições na Central de Atendimento.

 

DIA 5. Sábado

Começa às 10h, no Ginásio de Esportes, a primeira aula aberta de DOUBLE DUTCH no Sesc Rio Preto. O esporte, que a partir deste fim de semana compõe a programação permanente da Unidade, utiliza duas longas cordas que giram em direções oposta e são saltadas por um ou mais jogadores ao mesmo tempo. A modalidade envolve danças, acrobacias e diversos outros movimentos com a prática de pular corda e se repete em todos os sábados, de graça.

A última atividade vinculada ao Dia Mundial da Saúde acontece às 10h no Teatro da Unidade. A mesa de debates REABILITAÇÃO CARDÍACA: EXPERIÊNCIAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE SERVIÇOS E PESQUISA é gratuita e possui a participação de especialistas na construção de saberes e experiências sobre os benefícios da atividade física, seus mitos, verdades e as vantagens na implementação dos programas de reabilitação cardíaca no setor público e particular brasileiros.

BOZÓ já é conhecido nas rodas de samba de Rio Preto e é com este prestígio que traz seu samba para a Comedoria da Unidade, às 17h, pelo projeto SAMBADOSesc. Com uma carreira que começou por acaso, tocando despretensiosamente, Bozó evoluiu suas técnicas até que hoje, além de grandes clássicos, seus shows também trazem composições próprias que falam de desde encontros entre amigos até amor e situações cotidianas. Suas vertentes são variadas, mas para bom observador, sua principal é o samba-canção.

DIA 6. Domingo

Com a Cia. Conto em Cantos, de São Paulo – SP, o Sesc apresenta o espetáculo VOZ INVENTADA, às 15h30, no palco do Teatro. Criado a partir de poemas de Manoel de Barros e Mário Quintana, a peça conta a história de um menino que usa sua imaginação para brincar com as palavras retiradas da “caixinha de despropósitos” e criar poemas a partir delas. O enredo é um emaranhado de poesias e canções encenadas que leva as crianças e os adultos a embarcarem neste lugar simbólico em que peixes são criados no bolso e pode-se carregar água na peneira. Os ingressos para o espetáculo podem ser retirados na Central de Atendimento do Sesc, gratuitamente, a partir das 14h30.

Na apresentação deste domingo do projeto Tardes Musicais, o DUO METAL MADEIRA CONVIDA se apresenta com quatro integrantes com a proposta de extrair de forma mais pura os sonos de seus instrumentos. O show acontece de graça, às 17h, no palco da Comedoria, e leva o ouvinte a reconhecer e apreciar temas do cancioneiro popular da música brasileira com uma roupagem jazzística. O repertório conta com interpretações de compositores como Chico Buarque, Ary Barroso, Noel Rosa, Pixinguinha, Tim Maia, Milton Nascimento, Djavan e outros.

 


Compartilhe
Artigo anteriorOficinas Culturais do Estado abrem as inscrições para a programação do segundo trimestre de 2014
Próximo artigoFim de semana em Rio Preto, agenda da The Club JK, Zero Grau e Vila Dionisio
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.