SESC Rio Preto : ‘Brincando de Basquete com Janeth Arcain’

0
235

Um jogo descontraído. Essa é a proposta da atividade ‘Brincando de Basquete com Janeth Arcain’ que será realizada pelo Sesc Rio Preto no sábado, 23, às 10h, dentro do projeto Sesc Verão. No domingo, 24, às 14h, um time formado por algumas das ex-atletas da Seleção Brasileira de Basquete, como Janeth Arcain, Helen, Leila, Adriana e Roseli participa de uma partida com uma equipe de jogadoras de Rio Preto.

Durante 25 anos Janeth defendeu o time do Brasil pela Seleção Brasileira de Basquete, sendo considerada uma das maiores jogadoras. Obteve títulos importantes desde quando disputava torneios na categoria juvenil. Pela Seleção Brasileira foi campeã no Campeonato Mundial da Austrália de 1994, medalha de prata nas Olimpíadas de Atlanta em 1996 e bronze em Sydney 2000, como também foi técnica da Seleção Brasileira Sub-19 Feminina.

Além disso, Janeth foi a primeira jogadora brasileira a atuar em território americano, jogando pelo Houston Rockets, do Texas. Após conquistar quatro títulos consecutivos da WNBA, liga feminina de basquete dos Estados Unidos, tornou-se a única estrangeira da história da liga a ter esse alcance.

Hoje, fora das quadras, Janeth é uma das maiores incentivadoras do basquete no Brasil, dando continuidade ao instituto que construiu há 13 anos e leva seu próprio nome. O instituto está presente nas cidades Santo André, Atibaia, Bragança Paulista, Cubatão e João Pessoa – PB.

Assim como Janeth, as ex-jogadoras Helen, Leila, Adriana dos Santos e Roseli integraram a equipe campeã do Campeonato Mundial de 1994. Helen conquistou o bronze na Olimpíada de 2000 em Sydney. Hoje atua na vice-presidência da Liga de Basquete Feminino. Leila e Roseli formaram a equipe que trouxe a medalha de prata após os Jogos Olímpicos de Atlanta de 1996. E Adriana que participou também dessas duas vitórias. “São mulheres com grande importância para o basquete nacional, que continuam promovendo a prática esportiva, por isso resolvemos reuní-las para um jogo recreativo no Sesc Verão”, afirma Clóvis Aguiar, técnico de programação do Sesc Rio Preto.

[mp_ads_system ads_system_select=”21254″]