SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO APRESENTA A BANDA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

0
193

banda-sinfonica
A Banda Sinfônica do Estado de São Paulo chega ao teatro do Sesi São José do Rio Preto no próximo dia 19 de outubro, domingo, às 12h. Sob a regência de Marcos Sadao Shirakawa, a apresentação da série Pra ver a banda tocar! permite que o público conheça toda a versatilidade e qualidade artística da Banda Sinfônica por meio de repertório variado e acessível, interpretado por solistas dos diversos instrumentos de sopros e percussão. O concerto inclui momento interativo em que músicos da plateia vão ao palco participar com o seu instrumento de sopro na chamada Canja Sinfônica.

Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Criada em 1989, a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo é uma orquestra formada por instrumentos de sopro, percussão, contrabaixos e piano que, juntos, somam 82 instrumentistas.
Sua programação é eclética e inovadora, mescla tendências estéticas e linguagens distintas que tem rendido críticas como “a programação mais criativa no mundo da música clássica” ou “a principal usina de criação em nosso país”.
O respeito por seu repertório e ousadia estética levam seus ecos a correr mundo e em 1997 é convidada para participar da Conferência da Associação Mundial para Conjuntos e Bandas Sinfônicas na Áustria- WASBE.
Atualmente continua desenvolvendo suas principais vocações: criação de repertório e divulgação da música original para orquestra de sopros, sob a Direção Artística do Maestro Marcos Sadao Shirakawa.

O regente
Bacharel em Trombone pelo Departamento de Música da ECA-USP, Marcos Sadao Shirakawa estudou teoria e instrumento no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e no Conservatório Musical Brooklin Paulista.
Atuou como 1º trombone da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e foi integrante da Orquestra Experimental de Repertório e Orquestra Sinfônica de Santo André.
Participou dos Festivais de Música em Campos do Jordão, Tatuí e Prados, Encontro Latino-Americano de Orquestras Jovens da Argentina e da Conferência Mundial de Bandas Sinfônicas na Áustria. Tem orientação de regência com o Maestro Carlos Moreno. Em 2005, atuou como regente convidado da I Conferência de Bandas Sinfônicas da África do Sul. Foi regente assistente da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo no período de 2000 a 2008.
Atualmente é titular da Banda Sinfônica de Cubatão e assistente da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica de Santo André, além de docente de trombone e música de câmara na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) Tom Jobim e diretor do programa Banda Escola de Cubatão.

Repertório
Alfred Reed – The Hounds Spring
Heitor Villa Lobos – Prelúdio Bachianas Brasileiras nº 4
C. Wittrock – Lord Tullamore
George Gershwin – An American in Paris
Astor Piazzolla – Libertango
Duda – Suite Pernambucana
Rafael Hernandez – El Cumbanchero

SERVIÇO
Banda Sinfônica do Estado de São Paulo
Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – avenida Duque de Caxias, 4656.
Vila Elvira.
Datas e horários: 19/10/2014, domingo, às 12h
Capacidade: 376 lugares e 08 para cadeirantes
AVCB: 0109473, válido até 21/05/2015
Alvará: 1256290, válido até 21/05/2015
Classificação indicativa: livre
Informações: (17) 3224-6611
Gênero: música erudita
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da apresentação

Artigo anteriorA CANÇÃO BRASILEIRA DE CIDA MOREIRA CHEGA AO TEATRO DO SESI RIO PRETO
Próximo artigoMalu Visita traz a AGERIP, ROTEIRO GASTRONÔMICO, AÇAI DA PRAIA E CANTINELLA
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.