SESI SÃO JOSÉ DO RIO PRETO REALIZA A 10ª EDIÇÃO DA MOSTRA DE ARTE NAÏF

0
510

O SESI Rio Preto inaugura na próxima quinta-feira, dia 12 de novembro, a 10ª edição da Mostra de Arte Naïf. Exposta no foyer do Teatro do SESI Waldemar de Oliveira Verdi, a mostra permanece até 20 de dezembro no local, com entrada gratuita e classificação livre.

Promovida desde 2003, a iniciativa visa conscientizar sobre a necessidade de construir, conservar e divulgar o patrimônio cultural local. Ao longo dos doze anos de Mostra de Arte Naïf, o público pôde conferir as obras de mais de 20 artistas diferentes, sendo muitos destes de reconhecimento internacional.

Nesta edição, 17 artistas que residem no interior paulista apresentam obras que refletem suas tradições e trazem temas de seu contexto social, que vão dos santos às festas, das cenas do cotidiano interiorano aos animais do campo.

Essa forma de expressão é um complexo sistema de símbolos de identidade criado e preservado pelo povo e tem como principais características a espontaneidade, o colorido e a criatividade.

Abrindo a exposição, no dia 12 de novembro, haverá um coquetel para todo público, às 19h00, com a presença de alguns artistas expositores e um show de música popular com a Orquestra de Choro Campineira.

O grupo é uma das atrações selecionadas por meio do Edital Local de Chamamento 2015 – Projetos Culturais. Aberto no primeiro semestre do ano, o edital resultou na contratação de projetos nas áreas de Música e Artes Cênicas que integrarão a programação cultural 2015 do SESI São José do Rio Preto. A iniciativa visa estimular a produção cultural da região por meio da escolha de projetos de grupos e artistas sediados a no máximo 250 km do SESI São José do Rio Preto.

 

Os artistas

Aloísio Dias

Artista plástico, escultor e arte educador, nascido em Presidente Venceslau/SP, radicado e morador na cidade de Marília/SP, onde realizou seus primeiros ensaios como autodidata. Participou de 126 exposições individuais e coletivas, dessas, três internacionais, com trabalhos catalogados no Brasil, Holanda e Japão.

Toninho Anjo

Escultor e pintor, direciona seu talento na confecção de instrumentos populares, seja para músicos da região ou simples apreciação.

Carlos Herglotz

Nascido em Taubaté/SP, o artista plástico e artesão trabalha com pesquisa de ofícios ministrando cursos em comunidades e mantém sua produção em seu ateliê na cidade de Ubatuba, litoral paulista. Já participou de mais de 30 exposições expondo suas temáticas preferidas: folclore, cotidiano, tradições e a natureza.

Daniel Firmino

Nascido em São José do Rio Preto/SP, sua admiração pela cidade natal lhe serviu como inspiração e, muitas vezes, é retratada em suas obras. É primitivista urbano, preocupado com temas sociais. Possui trabalhos em acervos permanentes na Dinamarca, França, Itália e diversas cidades do Brasil.

Deraldo Clemente

Nascido em Neves Paulista/SP, autodidata, envolvido com as artes desde sua infância, tornando a pintura sua realização pessoal. Participante de diversas exposições, ganhou menções honrosas e prêmios, inclusive na Bienal NAIF de Piracicaba em 2000.

Edgard Di Oliveira

O pintor de paredes, nascido em Estrela D’oeste/SP, se revelou um artista autodidata de notável qualidade. Desde sua primeira exposição em 1972, suas obras viajam o mundo em mostras na Argentina, Espanha, Estados Unidos e Portugal.

Ilson Freitas

Autoditada, foi influenciado na escola a levar adiante suas pinturas que retratam o cotidiano das regiões interioranas de forma simples e direta.

Malu Mendonça

Artista moradora de Santa Fé do Sul/SP iniciou seus trabalhos utilizando as artes visuais para contar histórias aos seus filhos sobre a vida na cidade  pequena, até que em 2001, começou a participar de mostras na região de São Paulo, hoje já expondo em diversas cidades do estado.

Maria Kaldeira

Artista nascida em 1921, moradora de Catanduva/SP, aprendeu a costurar e fazer trabalhos manuais, descobrindo sua vocação como artista depois de participar de cursos de desenho, pintura e decoração. Em 1987 aproximou-se da arte Naif, fazendo ilustrações, recebendo honras e prêmios em mostras por todo estado.

Olinda da Silva

Nascida em Guairá/PR a artista expõe seus trabalhos há mais de uma década. Costureira de profissão, deixou a vocação pela pintura falar mais alto e atualmente participa de vários salões, inclusive agraciada com menção honrosa no 3º Prêmio Arthur Bispo do Rosário.

Orlando Fuzzinelli

Nascido em 23/07/1948 na cidade de Jurupema/SP. Suas obras estão em diversos países, entre eles Alemanha, Dinamarca, El Salvador, Estados Unidos, China, Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Suíça.

Rodrigo Silva

Artista autodidata, realiza trabalhos artísticos desde os sete anos de idade e ilustrou livros infantis. Participante de várias exposições, também realizou trabalhos de pintura “ao vivo” em suas mostras.

Rosana Simi

Nascida em 05/11/1948 em Taubaté/SP; Discípula do Mestre Justino e de Adão Silvério, seu trabalho é desenvolvido em tinta acrílica, diretamente sobre a tela mesclando elementos figurativos e abstratos.

Sonia Canheo

Artista nascida em Monte Aprazível/SP nunca mais parou de pintar depois de seu primeiro prêmio em uma exposição. Recebeu outros, como o troféu Zecca Acura em 2002 e foi catalogada no Mapa Cultural paulista nas edições de 1998 e 2002.

 

Therezinha Bilia

Radicada em São José do Rio Preto/SP, desde criança manifestava habilidades artísticas e recebia incentivos da família. Formada em língua e literatura inglesa, somente a partir de 2005 começou a se dedicar efetivamente a pintura. Uma visita ao Festival de Folclore de Olímpia/SP foi o despertar para a produção artística e a participação em exposições e Bienais.

Waldrix (in Memorian)

Nascido em 01/03/1958 em Neves Paulista/SP. Teve incentivo da escritora e diretora da Casa de Cultura Dinorah do Vale, que o apresentou para o pintor primitivista José da Silva, onde logo nasceu uma empatia mútua entre Silva e Waldrix que virou seu seguidor e Silva seu aconselhador.

 

Zico Seixas (in Memorian)

Nascido em Santa Fé do Sul/SP, o artista começou a pintar já tarde, com sua inspiração autodidata. Suas pinturas usam tonalidades mais terroras, com ar melancólico, retratando pessoas e valorizando a vida simples.

 

[mp_ads_system ads_system_select=”17916″]