Simpósio Integrar debate a arte como recurso para a saúde

0
27
Incontros

O Simpósio Integrar “A Arte de Humanizar a Saúde”, promovido pelo Incontros, acontece no dia 13 de março, das 8 às 12 horas. Em função das normas atuais de segurança em relação à Covid-19, o evento será 100% online, transmitido ao vivo do Museu do Silva.

A comissão organizadora é formada por três profissionais da área da saúde, as psicólogas Vanilda Tanios, Bruna Tanios e a nutricionista Sandra Reis.

 O objetivo do evento é trazer uma reflexão dos participantes sobre a importância da arte como recurso para a saúde em meio ao contexto de um mundo pós moderno, onde é cada vez mais comum as patologias como ansiedade, a angústia e a depressão.

“É comum ouvirmos e dizermos que vivemos cada vez mais “no automático”. Presos pela rotina e operando num cotidiano crescentemente dominado pela técnica e pelos gestos protocolares.

vamos, muitas vezes, sem perceber, nos maquinizando, tornando-nos apêndices de nossos computadores e smartphones. E qual o resultado dessa desumanização?

A perda do sentido da existência costuma manifestar-se em patologias características do mundo pós-moderno. Isso porque estamos rapidamente esquecendo o que nos é próprio, o que é próprio do humano. Mediante a um ser humano fragmentado, a arte se torna um recurso para “Integrar” “, explica a idealizadora Vanilda Tanios.

A programação do evento contará com a mesa redonda “Saúde: por onde olhamos?” na qual profissionais da Saúde e da área artística colocam em pauta sua experiência com a arte no tratamento dos pacientes. O psiquiatra Cassiano Coelho, a especialista em arteterapia Camila Volpe, a médica pós-graduada em Medicina Antroposófica Mariana Azoubel e o músico Fábio Caldeira confirmaram presença.

O simpósio conta com uma palestra do escritor e docente da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o Prof. Dr. Dante Gallian, que falará sobre o tema: “A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma”.

O evento também terá um espaço para apresentação de trabalhos científicos, estudos de casos e relatos de experiência. Eles serão avaliados por bancas de Universidades renomadas e concorrerão a prêmios, incluindo incentivo financeiro. Os interessados podem se inscrever até o dia 17 de fevereiro pelo site do evento.

As inscrições para o Simpósio Integrar são através do site: www.incontros.com.br.

Investimento – R$ 150,00 para público geral e R$ 75,00 para Acadêmicos de graduação ou pós-graduação.

Pré-evento

Nos dias 11 e 12 de março serão realizadas, pelo Incontros, atividades gratuitas em homenagem ao pintor Silva, cuja data de aniversário seria 12 de março.

PROGRAMAÇÃO

          08h00 – 08h30                       Boas Vindas e Abertura

         08h30 – 09h00                       Mesa Redonda: “Saúde: por onde olhamos?”

                                               Integrantes da mesa:

                                               Cassiano Coelho

                                               Camila Volpe

                                               Mariana Azoubel

                                               Fábio Caldeira

         09h00 – 09h30                      Intervalo

            09h30 – 11h00                        Palestra: “A literatura como remédio: os clássicos e a saúde da alma”

                                               Palestrante: Dante Gallian (SP)

        11h00 – 11h30                       Discussão e perguntas

       11h30 – 12h00                       Sorteio de brindes e encerramento com apresentação cultural

Artigo anteriorHB informa Estado que pode ampliar em 25 leitos a UTI covid
Próximo artigoNovo boletim registra 407 novos casos e nove mortes em 24 horas
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.