O Movimento Visual Ordena o Espaço é a nova exposição da série “Transversalidade na Arte” no Iguatemi Rio Preto

0
44
O Movimento Visual Ordena o Espaço é a nova exposição da série “Transversalidade na Arte” no Iguatemi Rio Preto

Os artistas plásticos Edward Ferr e Cibeli Felipe se unem à bailarina Lia Barros na abertura da exposição O Movimento Visual Ordena o Espaço.

O vernissage  “Transversalidade na Arte” acontece nesta sexta-feira (23), no Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto.

Os clientes do Iguatemi Rio Preto  podem visitar a nova exposição a partir de quinta-feira (22), gratuitamente.

Serão 25 pinturas expostas. Cibeli Felipe preparou 14 obras em óleo sobre tela para a mostra, já Edward Ferr traz 11 aerografias. A transversalidade é entre pintura e dança.  Na abertura, a bailarina Lia Barros apresentará uma performance de dança.

De acordo com Cibeli, “artes plásticas e dança são expressões não verbais e são nessas regiões que se fundem sentimentos de vida, princípio criativo, energia e matéria.”

A artista e designer de joias destaca que os visitantes encontrarão “movimentos, ritmos, cores, linhas e proporções em espaços vivenciados e carregados de emoção”.

Para Edward, “esta mostra procura levar à percepção coletiva uma soma de raciocínios, soma essa que percorre as várias faces do fazer, uma abordagem dos sentidos por meio de formas que interagem com as relações de nossos afetos, em nossa visão criativa, consciente e intencional”, afirma.

Com quase vinte anos de experiência em danças árabes, a bailarina Lia Barros fará uma leitura dessa rotina clássica que conversa com as telas apresentadas por Cibeli Felipe e Edward Ferr.

“Durante o vernissage da exposição, farei uma performance da música ‘Al Andaluz’, do maestro Albert Buss, trazendo a transversalidade artística da dança com as obras”, ressalta.

A exposição fica aberta à visitação até o dia 14 de março, sempre durante os horários de funcionamento do shopping.

“Transversalidade na Arte”

O Núcleo de Economia Criativa da Acirp une forças mais um ano ao Shopping Center Iguatemi São José do Rio Preto com o propósito de mostrar que é possível levar arte para todos, por meio de atividades multiculturais acessíveis à sociedade.

Nesta edição da parceria, a Acirp, sob idealização da artista plástica e galerista Norma Villar, foi elaborado o projeto “Transversalidade na Arte”, que terá o Espaço Cultural Iguatemi como palco de 16 exposições até janeiro de 2019.

O objetivo do projeto é reunir várias manifestações artísticas em um só espaço, promovendo o encontro das artes plásticas com: fotografia, música, literatura, arquitetura, artes cênicas, audiovisual e moda.

“A preservação da memória de um povo começa pelo reconhecimento da cultura, através de várias formas de expressões artísticas. Essa iniciativa é uma semente que estamos plantando para a evolução da cultura, além de aproximar artistas consagrados e contemporâneos, trazendo ao público a oportunidade de apreciação de manifestações artísticas de qualidade”, ressalta Norma.

 

Para o Diretor do Núcleo de Economia Criativa da Acirp, Daniel Rodrigues, o ineditismo dessa ação promove um impacto direto ao fomento da cultura, valorizando as artes plásticas que são complementadas pelas diversas outras expressões. “A grande sacada de uma ação como essa é que possibilitamos a visita de espectadores, colecionadores, decoradores, marchands, galeristas, arquitetos, designers e formadores de opinião em um ambiente gratuito e de fácil acesso.”

“Mais do que um centro de compras, um dos pilares do Iguatemi Rio Preto é promover experiências para seus clientes e a comunidade. O Espaço Cultural Iguatemi surgiu em 2014, com objetivo de aproximar os artistas locais do público, divulgando a arte e a cultura da nossa região”, afirma a Supervisora de Marketing, Flávia Lania.

 


Ciclo de Exposições “Transversalidade na Arte”

Exposição: O Movimento Visual Ordena o Espaço
Artistas plásticos: Edward Ferr e Cibeli Felipe

Bailarina: Lia Barros

Vernissage: 23 de fevereiro, às 20h

Data: de 22 de fevereiro a 14 de março
Horário: das 10h às 22h
Local: Espaço Cultural Iguatemi Rio Preto
Visitação Gratuita

Artigo anteriorMoradores de Rio Preto tem desconto para curtir o feriado no Barretos Country Thermas
Próximo artigoFórum CLAUDIA #EUTENHODIREITO reúne mais de 20 mulheres CEOs
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.