Trieste colhe lúpulo para edição especial de cerveja

0
100
Trieste colhe lúpulo para edição especial de cerveja
Trieste colhe lúpulo para edição especial de cerveja

A Cervejaria Trieste colheu na manhã de sexta-feira, 01,  lúpulo fresco de um cultivo feito em um jardim sensorial, ao lado da empresa, em Potirendaba. Cerca de 10 minutos após a colheita as flores já foram levadas para os tonéis dando início a um processo que, daqui a 21 dias, resultará em uma edição especial da cerveja Trieste Raiz. As flores do lúpulo contêm resinas e óleos, substâncias utilizadas no preparo da cerveja, dando o sabor amargo à bebida.

“Foi a primeira colheita de lúpulo na nossa história. Estamos produzindo uma IPA Fresh Hop, caracterizada pelo sabor mais fresco e muito aromático, resultado do frescor da planta colhida na hora”, explica José Luiz Franzotti, presidente da Poty Cia. de Bebidas, da qual faz parte a Cervejaria Trieste.

Ele acrescenta que a bebida será distribuída no mercado regional e no estado de São Paulo, além de estar disponível no e-commerce da cervejaria.

Esta será a segunda edição da Trieste Raiz. A primeira, produzida em 2021, foi a experiência inicial da cervejaria na utilização de lúpulo fresco colhido na Fazenda Hops Brasil, a 18 minutos da indústria. O sucesso na parceria resultou na expansão do negócio em duas frentes. A Hops Brasil ampliou o fornecimento para a indústria e a Trieste passou a investir em cultivo próprio, sob orientação da Hops Brasil.

A Fazenda Hops Brasil, uma das pioneiras no Brasil no plantio de lúpulo, tem como sócios o brasileiro Ricardo Beolchi e o americano Max Vicent Raffaele, pesquisador e responsável por pesquisas de melhoramento genético para adaptação da planta ao clima brasileiro.

“Neste plantio com a Trieste estamos cultivando a variedade Comet, que exige certos cuidados mas se destaca pela qualidade e pela colheita de três safras por ano. A vantagem no uso do lúpulo nacional é o frescor, que resulta em uma bebida de sabor diferenciado”, explica Ricardo.

A Trieste Raiz estará disponível em edição limitada no e-commerce da Cervejaria Trieste e no mercado em geral a partir de abril de 2024.

Crédito das fotos – Bruno Rossete

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube