Espaço Cultural Iguatemi recebe exposição do artista e apresentador Zeca Duran

0
24
Compartilhe

O Espaço Cultura Iguatemi recebe a partir da próxima quarta-feira, 8 de junho, a exposição “Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A.)”, do artista e apresentador de televisão Zeca Duran, que escolheu o Shopping Iguatemi Rio Preto para expor essas obras pela primeira vez em um espaço privado.

Com a ideia de tríade e a própria evolução do artista na última década como pontos de partida, a exposição conta com obras de três fases que traduzem, em essência, a busca pela iluminação a partir de novas descobertas daquele que pensa que tudo sabe e que descobre que nada sabe.

“No primeiro momento, os valores artísticos humanos impressos nas telas são, de fato, as eternas buscas da humildade diante da arrogância, da retidão diante da força de ação e ímpeto, e do exercício do bom senso nos primeiros passos artísticos. Na segunda fase, o discurso artístico é a régua maiêutica presente nos conflitos da criação e, por fim, a terceira fase inicia com o alcance da contraposição artística pela comunicação por meio da arte em cores rústicas e traço simplista, com o uso equilibrado entre força e sabedoria”, explica o artista.

Esta série de obras conta com telas que foram expostas uma única vez no Palácio 9 de Julho, edifício sede da Assembleia Legislativa de São Paulo, e criações inéditas, produzidas especialmente para a exposição.

Para Drica Sanches, do Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp, parceiro do shopping para as exposições no Espaço Cultural Iguatemi, o objetivo é difundir o acesso democrático à cultura e gerar negócios.

“As mostras e os artistas ganham visibilidade com uma frequência de público importante que passa pelo local”, ressalta. “É também um espaço de realização de negócios, pois a arte, além de gerar capital humano e social, também gera valor econômico para a cidade. Por isso, estar dentro de um shopping expondo obras de arte é uma oportunidade incrível e que agrega valores ao NEC e, consequentemente, aos artistas que participam do núcleo”, completa Drica.

A mostra “Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A.)” faz parte do ciclo de exposições “2 ponto 2”, resultado da parceria entre o Núcleo de Economia Criativa (NEC) da Acirp e o Iguatemi São José do Rio Preto. A exposição fica em cartaz de 8 de junho a 6 de julho, no Espaço Cultural Iguatemi, no Piso Superior do Shopping Iguatemi São José do Rio Preto. A visitação é gratuita.

Para informações sobre o shopping, acesse www.iguatemi.com.br/saojosedoriopreto ou as redes sociais do @iguatemisaojosedoriopreto.

Sobre o artista

José Estevão Duran Filho nasceu em São Paulo, onde morou durante toda sua infância. Durante os períodos de férias escolares e feriados, viajava para o interior do Estado por conta das suas raízes familiares. Aos 16 anos, mudou para Santa Clara d’ Oeste, onde vive até hoje.

O talento para as artes começou cedo, ainda na infância. Com os anos, foi desenvolvendo o teor da cultura tradicional caipira, traduzindo em seu diálogo artístico, nas pinturas e esculturas, esse sentimento.

Escultor e artista plástico, Zeca Duran conta com mais de 60 obras monumentais espalhadas pelo Brasil e pleiteia a quebra do recorde mundial no Guinness Book com a obra Tambaqui, um peixe de 9,4 metros construído em Sítio Novo, no Tocantins.

Exposição: Tríplice Fraterno Abraço (T.F.A)

Artista plástico: Zeca Duran

Período: de 8 de junho a 6 de julho

Local: Espaço Cultural Iguatemi – Shopping Iguatemi São José do Rio Preto (Piso Superior)

Visitação gratuita

Iguatemi São José do Rio Preto

Endereço: Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira 5.000, Iguatemi, São José do Rio Preto /SP

Informações: www.iguatemi.com.br/saojosedoriopreto

Redes sociais: @iguatemisaojosedoriopreto


Compartilhe
Artigo anteriorHot Beach You redobra aposta do Grupo Ferrasa no modelo de multipropriedade
Próximo artigoCampos do Jordão lidera lista de destinos brasileiros mais românticos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.