Turismo Náutico e Observação de Baleias são temas do Conexidades

0
80
Turismo Náutico e Observação de Baleias são temas do Conexidades
Turismo Náutico e Observação de Baleias são temas do Conexidades

A 7ª edição do CONEXIDADES, que ocorre em São Sebastião de 4 a 8 de junho, debate atividade náutico e observação de baleias em painel do Turismo. O evento anual reúne agentes públicos e privados para discutir a modernização e desenvolvimento das cidades brasileiras e, a cada edição, destaca um aspecto relevante do mercado turístico na programação. 

O turismo náutico, uma das principais atividades turísticas do Litoral Norte de São Paulo, será debatido por Marco Antônio Castello Branco, Presidente do Fórum Náutico Paulista e do Instituto Marinas do Brasil, e Bianca Colepicolo, Coordenadora da Câmara Temática de Turismo do Fórum Náutico Paulista. Na pauta, serão abordados temas como o Plano de Desenvolvimento Sustentável, fomentando a atividade de forma regional e incluindo os municípios envolvidos como referência nesse segmento de turismo que teve um crescimento substancial após a pandemia.

“Pela primeira vez, o Conexidades terá um painel sobre desenvolvimento náutico, no tema de turismo. Nós temos uma imensa área navegável no país e no Estado de SP, em mares e rios, para turismo, lazer e transporte de pessoas e cargas. Investir em infraestrutura e estimular as empresas a explorarem esse potencial vai gerar produtos turísticos incríveis e, claro, emprego e renda para a população paulista”, comenta Bianca Colepicolo.

Ainda com foco no turismo sustentável, a Secretária Municipal de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo, participará do painel sobre o segmento de Observação de Baleias e Cetáceos, que já atrai milhares de turistas por ano para áreas da costa da Bahia, por exemplo, e vem se tornando um produto popular na costa paulista. 

“falaremos sobre dois pilares fundamentais para o desenvolvimento sustentável aqui em São Sebastião. e, que também reflete positivamente em todo o Litoral Norte. O turismo náutico tem se consolidado como uma das principais atrações da nossa região. As atividades náuticas não apenas proporcionam experiências memoráveis para nossos visitantes, mas também impulsionam a economia local, gerando empregos e fomentando o comércio e serviços. Além disso, estamos na rota migratória de baleias jubartes, proporcionando uma oportunidade especial de promover o turismo de avistamento responsável de baleias”, relata a Secretária de Turismo de São Sebastião.

Sustentabilidade

Adriana reforça ainda que, atualmente, o município é bicampeão no Prêmio Braztoa de Sustentabilidade com esta iniciativa, resultado de todo um esforço conjunto da Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), e de seus parceiros, como a Defesa Civil, o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta. 

Capacitação

“Ressalto que também investimos em capacitação para operadores e campanhas educativas em toda a cidade, visando educar e conscientizar tanto os turistas quanto a comunidade local sobre a importância da observação responsável de baleias”, finaliza.

Experiências em São Sebastião

Além dos painéis, os agentes públicos e privados participantes do 7º Conexidades também poderão vivenciar um pouco da cultura caiçara, que é preservada em toda a região. 

Bem ao lado do evento, no Complexo Turístico Rua da Praia, os visitantes poderão conhecer a Casa Caiçara, um pedacinho da história e da cultura dos moradores tradicionais da região litorânea. 

Ali é possível conhecer como eram as casas caiçaras de antigamente, ouvir histórias, apresentações de músicas, tomar o tradicional café de garapa e experimentar as comidas típicas dessa cultura.

Veja a programação completa do evento em: conexidades.com.br/programação

Realização: Multiplicidades; Correalização: UVESP e Prefeitura de São Sebastião; Curadoria: Conexão Municipalista; Patrocínio: OM30, Senac, Chimicatti Advogados, Itaú, FDE, Sabesp e Prodesp. 

 

 7º CONEXIDADES

Data: 4 a 8 de junho de 2024 

Local: Complexo Turístico Rua da Praia (Av. Dr. Altino Arantes) – São Sebastião/SP Mais informações e inscrições gratuitas em: conexidades.com.br 

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube