Quem não se lembra de seus anos como estudante, que precederam o vestibular e que representam tempos mais simples, onde a maior preocupação do mundo era apenas estudar?
Se você se lembra, ou se por acaso até se sente nostálgico em relação a este período de sua vida, é possível também que se lembre que este período vem acompanhado de bastante pressão, expectativas e novidades na vida dos jovens.
Isso ocorre pois aos por volta dos 18 aos 20 anos, os estudantes são obrigados a decidirem o caminho que irão traçar pelos próximos quatro anos e, às vezes, por toda sua vida, através da escolha de sua profissão.
Portanto, apesar de ser um período mais simples e apenas a primeira experiência destes jovens com as responsabilidades adultas, o início da vida adulta pode ser muito marcante e extremamente definidor para o resto da vida.
Ainda, conforme estamos nos aproximando do final do ano, mais e mais notícias sobre as mais diversas provas de vestibular estão sendo divulgadas. E, pensando na necessidade de se questionar sobre como fazer um trabalho de pesquisa bibliográfica e na importância do vestibular, hoje iremos ver as últimas notícias sobre dois dos mais importantes do país:
- Universidade de São Paulo
- Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’
Como anda a educação no estado de São Paulo neste ponto da pandemia?
Antes de vermos exatamente os detalhes de cada uma das provas, da fuvest e da vunesp, é essencial também que entendamos o panorama da educação no estado de São Paulo, devido a questão da pandemia e do ensino remoto.
Isso porque toda a questão sanitária irá, certamente, influenciar o retorno das aulas, as datas para o retorno destas aulas e o formato adotado pela educação no de 2022.
Portanto, o retorno das aulas no ensino superior e a realização das provas de vestibular ao final do ano estão sim ligadas intimamente com o estado da pandemia em nosso território.
De acordo com a plataforma Notícias Concursos e de acordo com o website da própria UNESP, a instituição estuda a retomada gradual das aulas mediante indicadores relativos às cidades de cada câmpus.
Dentre estes indicadores estão alguns como:
- Taxa de ocupação de leitos da cidade
- Andamento da campanha de vacinação da cidade
- Diminuição do número de casos na comunidade universitária
Isto permitirá uma análise fria e específica de cada câmpus da universidade, promovendo uma retomada das aulas pouco-a-pouco, de acordo com a realidade de cada cidade.
Logo, o quadro da Universidade Estadual Paulista pode atuar como um termômetro para o retorno das aulas no estado de São Paulo, visto que a instituição se pautará em dados científicos e no cronograma estabelecido pelo Governo do Estado de São Paulo.
UNESP e a prorrogação do prazo para inscrições
Foto: UNESP/Reprodução
A primeira notícia importantíssima que iremos ver hoje é relativa ao prazo para as inscrições da prova da vunesp de 2022, que garante o acesso à UNESP.
Conforme publicado na plataforma R7, o período de inscrições para esta prova foi prorrogado até o dia 13 deste mesmo mês de outubro, então fique atento e não perca tempo!
A taxa para a inscrição na prova é de 180 reais e as provas serão realizadas no mês de novembro, nos dias 14 e 15.
Além disso, a segunda fase deste vestibular ocorrerá no dia 19 de dezembro para todos os cursos oferecidos pela instituição, independente do câmpus. O resultado das provas será divulgado ao final do mês de janeiro de 2022.
A prova da fuvest e o menor número de inscritos em mais de 20 anos
A prova do vestibular da Universidade de São Paulo, a USP, em 2022 terá o menor número de candidatos desde a década de noventa.
De acordo com dados divulgados pela instituição, são cerca de 110 mil inscritos que irão realizar a prova de 2022, número que não atinge estes patamares desde o ano de 1997.
Diversos especialistas, pesquisadores e veículos de informação relacionam este baixo número com a presença da pandemia de coronavírus, que destacou ainda mais o abismo social existente entre classes sociais mais favorecidas e classes sociais mais desfavorecidas.
Ainda, os locais de prova serão divulgados no início do mês de dezembro, de modo que a prova será realizada no dia 12 de dezembro.
A segunda fase, contudo, será aplicada no mês de janeiro de 2022, sendo no dia 16 e 17 do primeiro mês do ano.
Enfim, não perca tempo! Se você planeja ingressar no ensino superior nos próximos anos, não deixe de se inscrever para a prova da UNESP e pesquisar outros vestibulares que ainda apresentam possibilidades de inscrição.