Vila Aurora Bar e Butiquim faz terceira Temporada do Festival ‘Sabores do Brasil’

0
158

         Apaixonadas pela gastronomia, temperos e sabores as proprietárias do Vila Aurora Bar e Butiquim, Juliana Cinara e Miriã Moreira apresentam a Terceira Temporada do Festival ‘Sabores do Brasil’.

O Festival já começou e vai até o dia  17 de agosto. O evento promete movimentar a cidade com pratos saborosos que reforçam a identidade cultural de 3 Estados.

         Nesta terceira edição são apresentadas comidas típicas das regiões Sul, Nordeste e Centro Oeste do país. O Festival é uma releitura das tradicionais receitas do país.

“O objetivo é reconhecer os sabores típicos de cada lugar e valorizar a gastronomia cultural”, afirma Miriã.

         Para elas promover o Festival ‘Sabores do Brasil’ é uma satisfação e ao mesmo tempo um desafio.

“É como um concurso onde temos que conquistar o cliente pela apresentação e sabor”, destaca Miriã.

O Vila Aurora Bar e Butiquim foi três vezes campeão no concurso Comida de Buteco em Rio Preto e vice na categoria nacional.

A expectativa é grande por conta da diversidade dos pratos.

“O evento  agrada o paladar e o bolso das pessoas. As porções são individuais e  custam menos de R$ 20,00, explica Juliana”.

         Pratos típicos da Região Centro Oeste, Sul e Nordeste:

Caldo de Mocotóprato típico das regiões Sul e Nordeste . É conhecido por seu sabor marcante.  O que poucos sabem é que o mocotó foi uma invenção dos escravos negros brasileiros. O mocotó teria sua origem  nas charqueadas do Rio Grande do Sul.

No abate do gado bovino as partes destinadas ao preparo do charque eram separadas bem como àquelas destinadas às mesas dos senhores. O restante das partes desossadas do animal, como as patas, por exemplo, seriam desperdiçadas. Os escravos utilizavam estas partes para seu sustento e complemento alimentar.

 

 

Chambari(Ossobuco)prato típico da região Centro Oeste . O chambari é uma adaptação tocantinense do “ossobuco” italiano, que significa, literalmente, osso furado. No Tocantins, o osso é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos. Uma curiosidade do chambari é que, em várias partes do Tocantins, ele é servido pela manhã, antes de as pessoas irem para o trabalho.

 

 

Entrevero Lageano – prato típico da região Sul – Comida tradicional de Lages com pinhão e diversos tipos de alimentos, como carne e bacon. É servido no pãozinho francês.

“É maravilhoso poder manipular diferentes tipos de ingredientes nem tão comuns do nosso dia a dia e transformá-los em pratos ricos em sabor e história”, diz Miriã.

 

         Como funciona

         “É simples e delicioso. É só experimentar os pratos e se apaixonar pelo sabor”, destaca Juliana. Venha dividir esta experiência gastronômica num Festival rico em sabores e beleza.

         O Festival ‘Sabores do Brasil é uma realização do Vila Aurora Bar e Butiquim de Rio Preto.

 

 

Festival ‘Sabores do Brasil’- até o dia  17 agosto, sempre a partir das 17 horas

Local:Vila Aurora Bar e Butiquim

Av. Potirendaba, número 1295, no bairro Santa Luzia, em Rio Preto

Fone: 17 32226-4924

Artigo anteriorVilla Mix em setembro, lançamentos e novidades
Próximo artigoVale dos Dinossauros , Festa Della Birra, Planeta Rock, e mais
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.