Vila Kalango – Conheça as práticas ESG do melhor Hotel Boutique do Brasil

0
88
Vila Kalango
Vila Kalango

A Vila Kalango se destaca como um refúgio encantador e sustentável no epicentro das principais atrações da Praia de Jericoacoara, no Ceará. Premiado como o melhor Hotel Boutique do Brasil pelo TripAdvisor, o local se diferencia pela combinação de conforto, hospitalidade exclusiva, desenvolvimento econômico local e práticas ESG (Ambiental, Social e Governança).

O espaço se destaca por sua estrutura sustentável, que se integra harmoniosamente à natureza de Jericoacoara. Os 24 quartos, construídos com tijolos de barro e madeira local, foram cuidadosamente posicionados ao redor dos coqueiros centenários que já existiam no local, preservando a fauna e a flora nativa. Essa filosofia de construção com o mínimo de impacto resultou em apenas 32% da área total do terreno ocupada por edificações, demonstrando o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade.

A Vila Kalango vai além da preservação da natureza em sua estrutura, implementando práticas sustentáveis em suas operações diárias. Para reduzir o impacto ambiental, o hotel utiliza placas de aquecimento solar para aquecer a água dos chuveiros, diminuindo o consumo de energia elétrica, além da coleta seletiva de lixo, incentivando a separação correta dos materiais para a reciclagem, com todos os ambientes, incluindo quartos, dispondo de lixeiras para descarte seletivo, facilitando a separação correta dos materiais e contribuindo para a diminuição do impacto ambiental.

Redução de resíduos

A Vila Kalango eliminou o uso de plástico e implementou pontos de abastecimento de água potável com garrafas retornáveis e a opção de recarga em squeezes. Essa iniciativa, em vigor desde 2023, já resultou na eliminação de quase 20 mil garrafas plásticas do meio ambiente, demonstrando o compromisso do equipamento com a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais.

Demonstrando um compromisso ainda maior com a reutilização de recursos, a Vila Kalango também possui um programa de compostagem em parceria com o Rancho do Peixe, outro equipamento hoteleiro do mesmo grupo. Os resíduos orgânicos gerados na Vila Kalango são enviados para o Rancho do Peixe, onde são transformados em adubo rico em nutrientes, que por sua vez retorna à horta orgânica do local, nutrindo os alimentos frescos servidos aos hóspedes. Essa prática completa o ciclo de forma sustentável, minimizando o desperdício e promovendo a agricultura orgânica.

Desenvolvimento local

A Vila Kalango se destaca, também, pelo seu compromisso com a comunidade local e as práticas de ESG. Desde sua fundação, a pousada se envolve ativamente em parcerias com diversas instituições da região, buscando promover o desenvolvimento social e cultural de Jericoacoara.

Uma das iniciativas de destaque é a parceria com o Instituto S.E.R., que viabiliza formações e projetos que inspiram e conectam as pessoas com a riqueza da natureza e da herança cultural local. A Vila Kalango também mantém uma estreita relação com a colônia de pescadores de Jericoacoara, promovendo a valorização da cadeia produtiva da região, além do apoio ao grupo de crianças de futebol, incentivando a prática de esportes e a formação de cidadãos conscientes. No âmbito da cultura e da arte, o equipamento patrocina artistas da região, divulgando seus talentos e contribuindo para a preservação da identidade cultural de Jericoacoara.

Silmara Ambrósio, CEO da Vila Kalango, destaca que como praticante de governança ambiental, o local possui um código de ética e conduta que norteia todas as suas ações.

“Garantimos a ética e a transparência nas relações com colaboradores, hóspedes, fornecedores e comunidade. A pousada possui um sistema de gestão eficiente que garante o bom uso dos recursos e a otimização dos processos, além de investir na valorização e no desenvolvimento dos colaboradores”, afirmou.


Sobre o Vila Kalango e o Instituto S.E.R.

São marcas que pertencem ao Grupo e*, existente na região há 25 anos. O grupo é reconhecido por adotar em seus pilares a sustentabilidade e preservação da comunidade nativa em toda a sua gestão. O Vila Kalango já opera em Jericoacoara há 25 anos e carrega títulos como o melhor Hotel Boutique do Brasil, da América do Sul e 16ª melhor do Mundo pelo TripAdvisor em 2024. Já o Instituto S.E.R é o braço social do grupo e mantém uma atuação ativa com programas de desenvolvimento intelectual e esportivo para a comunidade. Para mais informações, acesse https://vilakalango.com.br.

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube