Feriadão registra 28 óbitos por Covid 19

0
129
saúde

De sexta-feira, dia 4/9,  até hoje,  terça-feita, dia 8,  foram 28 óbitos.

Em nova atualização dos casos envolvendo o coronavírus em Rio Preto a gerente da vigilância epidemiológica Andréia Negri divulgou nesta terça-feira, dia 8, os  novos resultados positivos para covid-19.

 São 18.541 pessoas que  se infectaram pela doença.  E,  um acumulado de 487 mortes desde março.

São 78.058 atendimentos a pacientes com algum estado gripal .  86% deles passaram por testes para detecção da covid-19, que representa 66.711 testes no total.

Foram 48.170 resultados negativos. Dos positivos,  15.992 já se encontram recuperados (86% do total).  2.019 são profissionais da saúde e outros 1.996 tiveram de ser internados por apresentarem a síndrome respiratória aguda grave (SRAG).

De todos os sintomas apresentados pelos pacientes entre os casos leves confirmados para a covid-19 a tosse lidera a estatística com 51%, seguido por febre com  40%, dor de garganta com 33%, falta de ar 12% dor de cabeça 4%, coriza com 3% e pessoas assintomáticas que realizaram testes por ter algum familiar positivo 1%.

O que chama a atenção é que 40% das pessoas que relataram a falta de paladar (distúrbios gustativos) foi confirmada a presença da doença. Número parecido aos que relataram ter perdido o olfato (distúrbios olfativos) com 46% das pessoas.

“São sinais muito sugestivos da doença. Comparado com os outros é até mais que a febre e dor de garganta. Essas pessoas precisam procurar uma unidade de saúde, fazer os exames e ficar em isolamento familiar. Quanto mais controle tivermos das pessoas com a doença, e elas ficarem em casa, mais redução nós teremos”, explica Andréia Negri.

Tanto a média móvel de casos confirmados de covid-19 quanto as de internações, se mantêm em curva descendente, apenas os óbitos continuam estáveis em média com sete mortes por semana.

Em relação as internações são 349 pacientes em UTI’s ou enfermarias, sendo que destes 208 são positivos para covid-19 (93 em UTI e 115 em enfermarias).

As atualizações dos números relacionados ao coronavírus com transmissões ao vivo passam por alterações nesta semana. Tanto as lives na página especial sobre assunto no Facebook, como do YouTube, serão agora realizadas às terças-feiras a partir das 10h30 e as sextas-feiras com início às 15h30.

Artigo anteriorAprenda a fazer Pão de alho com queijo
Próximo artigoForam registrados mais 4 óbitos nas últimas 24 horas totalizando agora 491 mortes
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.