Prefeitura ilumina chaminé do complexo de prédios da Swift em homenagem a República Italiana

0
49
75 anos de implantação da República Italiana

Marcando as comemorações dos 75 anos de implantação da República Italiana, a Prefeitura de Rio Preto homenageia toda a comunidade da cidade e também de todo o Brasil iluminando a chaminé do Complexo de prédios da Swift, com as cores da bandeira italiana — verde, branco e vermelho.

O monumento ficará iluminado das 18h às 24h desta quarta-feira, dia 2 de junho.

A Festa da República Italiana celebra o aniversário do referendo de 2 de junho de 1946, que instituiu o sistema republicano como forma de governo no país após a Segunda Guerra Mundial, abolindo a monarquia.

O prefeito Edinho Araújo destacou a data histórica mais importante para todos os italianos.

Os laços que unem o Brasil e a Itália estão vivos na pujança da colônia italiana em São José do Rio Preto e região. No passado, grandes contingentes de imigrantes cruzaram o oceano e chegaram ao Brasil. Com a força de seu trabalho construíram ricas histórias de vida, passando aos descendentes o sentimento de amor à antiga e à nova pátria,” , completou o prefeito.

Alceu Germano Sestini, agente consular do Consulado Italiano em Rio Preto relembrou a chegada dos italianos na cidade, as lutas e as conquistas.

“Matas, estradas de terra recentemente abertas, malária, a civilização chegando, foi isto que os italianos encontraram quando chegaram em Rio Preto e região entre 1880 e 1910. Encontraram também muitas oportunidades.

A chance de, através do trabalho, conquistar um pedaço de terra, abrir o seu negócio. Assim, os italianos, nossos antepassados, ajudaram a criar a sociedade que existe hoje na nossa região. Hoje os ítalo descendentes constituem quase metade da nossa população .

Os nomes italianos se misturaram aos brasileiros de tal forma que não sabemos mais o que é italiano e o que é brasileiro. nesta data que comemoramos os 75 anos da República Italiana os italianos rio-pretense se confraternizam com toda a população numa só comemoração. Congratulaziine Italia!”, finalizou Sestini.

O Consulado Geral da Itália em São Paulo é comandando pelo cônsul geral Filippo La Rosa. Em Rio Preto, Alceu Germano Sestini é o agente consular da unidade na cidade.

 

Artigo anteriorAntecipada vacinação para pessoas com 35 anos ou mais com comorbidades e deficiência
Próximo artigoVOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM “CORAÇÃO PERIFÉRICO”?
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.