Forma de arte derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, depois reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês, o bonsai é a estrela de uma exposição que será realizada na Praça III de Eventos do Riopreto Shopping, de 1 a 8 de setembro.
O responsável por organizar a mostra é o consultor de empresas Bruno Medeiros. Ele faz parte do Bonsai Clube Rio Preto, uma iniciativa lançada em 2012 por praticantes dessa arte milenar com objetivo de divulgar, formar, desmistificar e incentivar o bonsaísmo em todas as suas formas.
E engana-se quem imagina que essa prática resume-se ao cultivo e cuidado das mais diferentes espécies de árvores em formatos menores. Segundo explica Bruno, o ato do cuidar suscita também inspiração, criação, preceitos e contemplação.
Em resumo, é amar o processo mais que o resultado final e ainda estimular o companheirismo, uma vez que uma das regras do bonsaísmo é que o mais experiente deve auxiliar o menos experiente na sua formação e compartilhar suas experiências e conhecimentos com os demais.
“Ninguém é tão grande que não tenha nada a aprender, nem tão pequeno que não tenha nada a ensinar”, é o lema do Bonsai Clube Rio Preto.
O público poderá conferir na exposição preparada para o Riopreto Shooping um pouco das atividades desenvolvidas pelo Bonsai Clube. Além de conhecer variadas espécies, estilos e idades de bonsai – entre 30 e 40 deles estarão expostos -, o público poderá participar de minicursos com dicas e técnicas para cultivo de um bonsai. A criançada terá um cantinho especial no local.
Há diferentes estilos a ser cultivados. Entre eles, o Kabudashi (troncos interligados), que formam troncos agrupados provenientes de um único sistema de raízes; o Sabamiki (madeira morta), estilo que deve passar o conceito visual que a árvore tenha sido partida por impacto natural, como um raio ou deslizamento de terra; o Sokan (tronco duplo), bonsai que desenvolve dois troncos a partir das mesmas raízes, entre outros. Entre as espécies mais comuns estão a figueira, a jabuticabeira, o olmo, a zelkova, a acerola e a pitangueira, além do junípero, de origem oriental.
Exposição de Bonsais
Praça III de Eventos do Riopreto Shopping
de 1 a 8 de setembro