Bonsais são as estrelas de exposição no Riopreto Shopping

0
231
Bonsais são as estrelas de exposição no Riopreto Shopping
Bonsais são as estrelas de exposição no Riopreto Shopping

Forma de arte derivada de uma prática chinesa antiga de horticultura, depois reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês, o bonsai é a estrela de uma exposição que será realizada na Praça III de Eventos do Riopreto Shopping, de 1 a 8 de setembro.

O responsável por organizar a mostra é o consultor de empresas Bruno Medeiros. Ele faz parte do Bonsai Clube Rio Preto, uma iniciativa lançada em 2012 por praticantes dessa arte milenar com objetivo de divulgar, formar, desmistificar e incentivar o bonsaísmo em todas as suas formas.

E engana-se quem imagina que essa prática resume-se ao cultivo e cuidado das mais diferentes espécies de árvores em formatos menores. Segundo explica Bruno, o ato do cuidar suscita também inspiração, criação, preceitos e contemplação.

Em resumo, é amar o processo mais que o resultado final e ainda estimular o companheirismo, uma vez que uma das regras do bonsaísmo é que o mais experiente deve auxiliar o menos experiente na sua formação e compartilhar suas experiências e conhecimentos com os demais.

“Ninguém é tão grande que não tenha nada a aprender, nem tão pequeno que não tenha nada a ensinar”, é o lema do Bonsai Clube Rio Preto.

O público poderá conferir na exposição preparada para o Riopreto Shooping um pouco das atividades desenvolvidas pelo Bonsai Clube. Além de conhecer variadas espécies, estilos e idades de bonsai – entre 30 e 40 deles estarão expostos -, o público poderá participar de minicursos com dicas e técnicas para cultivo de um bonsai. A criançada terá um cantinho especial no local.

Há diferentes estilos a ser cultivados. Entre eles, o Kabudashi (troncos interligados), que formam troncos agrupados provenientes de um único sistema de raízes; o Sabamiki (madeira morta), estilo que deve passar o conceito visual que a árvore tenha sido partida por impacto natural, como um raio ou deslizamento de terra; o Sokan (tronco duplo), bonsai que desenvolve dois troncos a partir das mesmas raízes, entre outros. Entre as espécies mais comuns estão a figueira, a jabuticabeira, o olmo, a zelkova, a acerola e a pitangueira, além do junípero, de origem oriental.

 

Exposição de Bonsais

Praça III de Eventos do Riopreto Shopping

de 1 a 8 de setembro

Artigo anteriorO cantor Zé Vitor apresenta composições próprias e clássicos do sertanejo no Zero Grau
Próximo artigoAllan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira, no Riopreto Shopping
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.