Allan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira, no Riopreto Shopping

0
174
Allan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira,no Riopreto Shopping
Allan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira,no Riopreto Shopping

Livro sobre a rota caipira do tráfico terá exposição e noite de autógrafos

O jornalista Allan de Abreu prepara uma exposição sobre o seu livro, Cocaína: A Rota Caipira. O evento aontece em frente à Saraiva do Riopreto Shopping de 1 a 15 de setembro.

A noite de autógrafos será no dia 1, às 19h.  No dia 12, também às 19h, ele faz um bate-papo para contar os bastidores do livro. Ambos os eventos são abertos ao público.

A noite de autógrafos tem a presença do jornalista e escritor Domingos Meirelles. Atual presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e apresentador na TV Record, Meirelles é autor do livro “A noite das grandes fogueiras” . Ele prefaciou o livro-reportagem de Allan de Abreu.

A obra é  resultado de cinco anos de jornalismo investigativo.  É uma espécie de radiografia do narcotráfico no principal corredor de entorpecentes do País. Um corredor estratégico para os criminosos, no qual despontam a região e também o Triângulo Mineiro no mapa do tráfico internacional, razão pela qual é chamado de rota caipira da droga.

E a exposição que o Riopreto Shopping abriga é recheada de informações visuais deste trabalho. Ela traz fotos de traficantes, mapas detalhados com as movimentações dos narcotraficantes entre os países produtores da droga – Colômbia, Bolívia, Peru – de um lado, e os grandes centros de consumo, São Paulo e Rio de Janeiro, de outro.

E entre esses dois caminhos, a rota caipira do pó, epicentro da compra e venda de cocaína no Brasil.

Quem for à exposição também poderá conferir imagens que revelam um pouco da criatividade na arte de despistar a polícia – cocaína vira tecido e até plástico, é despachada em “submarinos” improvisados ou por mergulhadores; o drama dos “mulas” a serviço do narcotráfico; a organização empresarial de grandes grupos criminosos como o PCC; os mecanismos de lavagem dos milhões de dólares impregnados pelo branco da cocaína e a corrupção do aparelho repressivo, da polícia ao Judiciário.

Em sua obra, o jornalista Allan de Abreu entrevistou policiais, juízes, promotores, traficantes e cocaleiros no Brasil, Paraguai e Bolívia. Reuniu milhares de documentos, a maior parte inéditos. O resultado é esta obra-prima da reportagem, radiografia corajosa do mercado das drogas no país. Com uma narrativa eletrizante, Abreu devassa a ascensão e a queda dos grandes barões do pó.

 

 Exposição sobre o livro Cocaína: A Rota Caipira, do jornalista Allan de Abreu

Quando: de 1 a 15 de setembro

Onde: Riopreto Shopping (em frente à Livraria Saraiva)

– Noite de autógrafos: Dia 1 de setembro, às 19h, e no dia 12, também às 19h, o repórter do Diário da Região fará um bate-papo para contar os bastidores do livro. Ambos os eventos sã

Artigo anteriorBonsais são as estrelas de exposição no Riopreto Shopping
Próximo artigoFamerp abre inscrições para o vestibular 2018 em setembro
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.