O touro Bipolar, da Companhia de Rodeio Paulo Emílio, conquistou a fivela de melhor touro do Rodeio Internacional de Barretos 2018. E, também, foi ranqueado como o 3º melhor touro de rodeio do mundo. O ranking é feito pelo Probullstats. Trata-se de um órgão que cataloga todas as notas de 500 touros atletas que participam das maiores competições de rodeio do mundo.
Durante a 63ª Festa do Peão de Barretos, Bipolar desbancou o favorito Danilo Torres Sobrinho em apenas quatro segundos. Consolidou, assim, ainda mais seu status de um dos touros mais premiados e temidos da história dos rodeios.
Em toda a sua carreira, o animal de 1.100 quilos ganhou mais de 80 fivelas de premiações em campeonatos. Foi eleito melhor touro do ano em 2012, 2016 e 2017. E mais, ele foi um dos únicos touros a competir em alto nível por um longo período. Nos últimos seis anos, ele esteve entre os melhores.
“Bipolar superou todas as expectativas de um touro atleta. Geralmente, eles competem de três a quatro anos,. mas ele é diferente, manteve o alto nível desde o início da carreira e continuou assim durante seis anos”, disse o tropeiro e dono do animal, Paulo Emílio Marques.
Logo após o título de Barretos, Paulo Emílio Marques anunciou o início do processo de aposentadoria de Bipolar.
“Ele nos deu muitas alegrias. Agora é hora de descansar, competir menos”, disse.