A 2ª edição do Pavilhão Turístico e Cultural traz a diversidade da cultura de todo o Brasil, a história e as belezas de Olímpia. Durante o 55º Festival do Folclore, os visitantes podem conferir mais de 30 stands, de mais de 10 cidades diferentes, incluindo de outros estados como Minas Gerais e Tocantins. O objetivo é divulgar o artesanato local, regional e de outros Estados.
No espaço, serão expostos artesanatos em madeira talhada, capim dourado e em tecidos (pintura, bordados em pedrarias, rendas manuais); esculturas; móveis rústicos; customização de moda feminin;, semijoias; patchwork; degustação de queijos artesanais, doces cristalizados, geleias, compotas e balas artesanais; cachaças e licores, e lembranças de Olímpia.
As cidades que participarão do Pavilhão são: Águas de São Pedro, Americana, Campinas, Jaboticabal, Piracicaba, Olímpia, e microrregião de Barretos e São José do Rio Preto, além de representantes dos estados de Minas Gerais e Tocantis.
O Pavilhão contará ainda com um espaço especial para atendimento ao turista e divulgação dos atrativos turísticos da cidade, além de um ambiente para receber autoridades e veículos de imprensa que visitam a festa.
Arquivo Público
O Arquivo Público “Dr. Antônio Augusto Reis Neves” também estará no pavilhão e promete encantar os visitantes do 55º Festival do Folclore. Com um espaço privilegiado, o arquivo apresentará projeções de festivais antigos, além da exposição de documentos históricos e gravação de depoimentos com os grupos folclóricos e parafolclóricos presentes no festival.
Durante toda a semana, de 3 a 11 de agosto, os visitantes poderão assistir um curta-metragem do 31º Festival do Folclore, realizado em 1995. Ainda poderão fazer uma viagem no tempo folclórico, explorado todas as lembranças como: missa dos violeiros, apresentações no palco, desfile e imagens do saudoso Professor José Sant’anna.
Artigos históricos, fotos, jornais e revistas dos festivais antigos, que foram doadas pela família Abra, ficarão expostos no espaço. Além disso, a equipe do Arquivo Público acompanhará apresentações e atividades do festival para documentar a edição e, a cada dia farão entrevistas e registros de mostras de danças dos grupos participantes do festival, gravando pequenos documentários.
O objetivo é gerar o registro através de acervo digital e fotográfico, sendo que uma das funções primordiais do Arquivo é ser guardião das memórias e história dos olimpienses.
O espaço contará ainda com uma programação cultural especial, com apresentações dos grupos participantes do Fefol.
Programação
04/08
Grupo Folclórico Mineiro Pau e Boi Pintadinho –Santo Antônio de Pádua/RJ
Banda de Congo Beatos de São Benedito – Vila Velha/ES
05/08/2019
Grupo Folclórico Parafusos e Lavadeira – Lagarto/SE
06/08/2019
Grupo Parafolclórico Flor da Serra – Chã Preta/AL
Boi de Nina Rodrigues – São Luís/MA
07/08/2019
Grupo de Manifestações Parafolclóricas Parananin – Ananindeua/PA
CTG Passos dos Tropeiros – Rolante/RS
08/08/2019
Fandango de Tamanco Cuitelo – Ribeirão Grande/SP
Balé Popular de Bezerros “Papanguarte” – Bezerros/PE
09/08/2019
Associação Folclórica Boi de Mamão – Florianópolis/SC
Associação Folclórica Reisado Sergipano e Bumba Meu Boi – Guarujá/SP
10/08/2019
Catupé Filhos de Itamogi – Itamogi/MG
Guarda de Moçambique de Timóteo – Timóteo/MG