A Secretaria de Obras de Rio Preto abriu nesta semana licitação para a construção da ciclovia que interliga as avenidas Philadelpho Gouveia Neto e Juscelino Kubitschec. Isto vai permitir o acesso ininterrupto ao bicicletário do novo Terminal Urbano. Serão quatro quilômetros de vias exclusivas que ocuparão parte do canteiro central da avenida Bady Bassitt.
A data prevista para a abertura das propostas que serão apresentadas pelas empresas interessadas em participar do certame licitatório da obra, orçada em R$ 2,3 milhões, é 26 de novembro de 2019.
O projeto prevê dois tipos de pavimento ao longo da ciclovia, sendo um rígido em concreto e outro de pavimento flexível, em revestimento asfáltico. Já foram iniciados serviços complementares na avenida Philadelpho Gouveia Neto, como a instalação de gradis separando a área para ciclistas do fluxo de veículos e passarela metálica sobre o rio Preto junto à rua General Glicério.
“Esse novo trecho conectará a ciclovia existente na Av. J. K. ao Parque Linear do Rio Preto (Av. Philadelpho) e ao Novo Terminal Urbano, passando pelas avenidas de fundo de vale. Com isso ampliamos as opções de mobilidade urbana do município”, explicou o secretário de Obras, Sérgio Issas.
Futuramente novas obras e serviços serão necessários para a interligação das ciclovias já existentes, além de reformas e intervenções pontuais. Algumas delas são:
- Interligação do Novo Terminal às ciclovias existentes do Lago III e da Av. Chosso Okanobo;
- Complementação da sinalização da ciclovia da rua João Mesquita, entre as Av. Ernani Pires Domingues e Cenobelino de Barros Serra;
- Complementação da sinalização da ciclovia da Av. Ernani Pires Domingues, entre a rua João Mesquita e o Complexo Viário Yolanda Bassit;