O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo se reuniu na manhã de sexta-feira, dia 3, com a secretária de Assistência Social Patricia Lisboa e Frei Francisco Belodi, diretor das obras assistenciais da Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, que mantém parceria com a Prefeitura na gestão do Restaurante Bom Prato.
O assunto foi o atendimento ampliado a moradores de rua de Rio Preto, tendo em vista a pandemia do covid-19.
“Temos um total de 398 servidores e assistentes na pasta atendendo as mais variadas solicitações. Ampliando os serviços de acolhimento, evitando a aglomeração daqueles que estão nas vias públicas. Mas lembramos que o desejo de ir ao acolhimento é livre”, disse Patrícia.
Até o início da crise envolvendo o coronavírus em Rio Preto foram distribuídas cestas básicas a mais de 2 mil famílias e mais de 770 tíquetes para almoços no Bom Prato.
O prefeito Edinho Araújo destacou a união das secretarias e de todo o governo. “Estamos engajados no combate ao coronavírus e atenção especial às pessoas em situação de rua. Contamos com todos”, disse Edinho.
Ampliação de atendimento de vagas para acolhimento em abrigo provisório: a parceria dispensou o Chamamento Público com a Associação Lar São Francisco de Assis sendo feita no valor de R$ 900.000 (3 meses), com repasse mensal de R$ 300.000.
A meta é abrigar até 200 pessoas.
A 1ª etapa tem início em 6 de abril, na Casa do Cireneu, com 40 vagas;
A segunda etapa tem início em 10 de abril, também na Casa do Cireneu – 40 vagas;
3ª etapa terá início conforme demanda e adesão das pessoas em situação de rua, em Centros Educacionais do município, com oferta de 120 vagas.
A Semas usa como metodologia a sensibilização da população em situação de rua para aderir ao serviço ofertado: por meio das equipes de Abordagem Social, Centro POP, colaboração do Lar São Francisco, através da Casa do Cireneu, e com voluntários da Pastoral do Povo de Rua, Madre Teresa de Calcutá, Paróquia Divino Espírito Santo e Comunidade Mar Adentro.
Vale destacar que se trata de ampliação de atendimento, pois já existe parceria entre a Semas e o Albergue Noturno que atende com capacidade máxima.
São esses os números de atendimento ao morador de rua no Centro POP de 23/3 até 01/4:
Banhos: 562;
Utilizaram o guarda-volumes: 150
Usuários que utilizaram a lavanderia: 142
Tíquetes do Bom Prato: 774 (café-da-manhã e almoço).
Lanches distribuídos em 4 pontos da cidade: 3.660 neste período a noite.