Autos de infração pela Vigilância Sanitária de Rio Preto passam de 50

0
439

Desde que o decreto nº 18.571, de 24 de março de 2020, foi publicado, a Vigilância Sanitária de Rio Preto autuou 53 estabelecimentos por descumprirem as normas estipuladas para o período de quarentena, sendo:

9 pet shops

9 restaurante e lanchonete

7 supermercados

2 indústrias

2 papelarias

3 bancos

2 distribuidoras de bebidas

1 imobiliária

1 autopeças

1 atividade religiosa

1 clube

1 transportadora

1 loja de suplementos alimentares

1 clínica odontológica

1 comércio varejista de brinquedos

1 comércio varejista de peças

1 comércio de material hospitalar

1 comércio de material de construção

1 comércio de material de limpeza

1 ambulante

1 comércio de bebidas

1 serviço de impressão e cópia

1 tabelião de notas

1 lava jato

1 atividade de teleatendimento

1 financeira

 

Entre as medidas publicadas no decreto estão:

1 – As aulas nas escolas municipais serão suspensas por tempo indeterminado a partir do dia 23 de março, seguindo o mesmo protocolo do governo estadual. Pais, mães ou responsáveis por alunos que tiverem dúvidas serão orientados nesta terça e quarta-feira pela direção das escolas. Os pais que puderem já devem manter os filhos em casa a partir desta terça-feira, sem prejuízo de faltas. Também serão suspensas as atividades de contraturno.

2 – A Prefeitura baixou decreto oficializando as seguintes medidas administrativas:
a) Cancelamento de férias e licença prêmio e de faltas abonadas dos funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Guarda Civil Municipal por tempo indeterminado.
b) Suspensão do ponto digital em todas as repartições públicas, e orientação para que as empresas prestadoras de serviços ao município adotem o mesmo procedimento.
c) Os servidores com mais de 60 anos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas ou imunidade reduzida, com exceção dos profissionais de saúde e segurança, serão liberados para cumprir jornada em casa (sistema de home office).
d) Estão proibidas as aglomerações com mais de 100 pessoas no município. A secretaria da Fazenda já suspendeu a emissão de novos alvarás para eventos.
e) Será disponibilizada uma linha telefônica 0800, operada pela Secretaria Municipal de Saúde e os planos privados de saúde, para tirar dúvidas sobre os sintomas da doença e como proceder caso eles apareçam.

3- Por medida de precaução, equipamentos públicos de lazer, esporte, educação e cultura estarão fechados a partir de amanhã (17), por tempo indeterminado, como a Cidade da Criança, CEU das Artes, Núcleos de Artes, Bibliotecas, CIECC (Planetário), Parques Ecológicos Danilo Santos de Miranda e Joaquim de Paula Ribeiro, Eco Santo Antônio, Zoológico Municipal, Piscinas Públicas, Centros Esportivos, Centros de Convivência de Idosos, Serviço de Convivência de crianças e adolescentes, entre outros.

4 – A viagem do Trem Caipira marcada para o próximo dia 29 está suspensa, e o FIT, realizado em parceria com o SESC, será adiado (proposta inicial: novembro).
IMPORTANTE
– As informações sobre o coronavírus e as medidas de contenção continuarão sendo atualizadas diariamente pelo Comitê Gestor.
– O Comitê reitera que as medidas preventivas são inadiáveis no plano de contingenciamento da doença, mas não há motivo para pânico.
– Nossa recomendação é de que as pessoas que puderem fiquem em suas casas. Essa é a melhor forma de evitar a propagação da doença.

Artigo anteriorRio Preto firma parceria e amplia atendimento à moradores em situação de rua
Próximo artigoRio Preto tem a primeira morte confirmada e agora são 32 casos
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.