Rio Preto firma parceria e amplia atendimento à moradores em situação de rua

0
155

O prefeito de Rio Preto Edinho Araújo se reuniu na manhã de sexta-feira, dia 3, com a secretária de Assistência Social Patricia Lisboa e Frei Francisco Belodi, diretor das obras assistenciais da Associação São Francisco de Assis na Providência de Deus, que mantém parceria com a Prefeitura na gestão do Restaurante Bom Prato.

O assunto foi o atendimento ampliado a moradores de rua de Rio Preto, tendo em vista a pandemia do covid-19.

“Temos um total de 398 servidores e assistentes na pasta atendendo as mais variadas solicitações. Ampliando os serviços de acolhimento, evitando a aglomeração daqueles que estão nas vias públicas. Mas lembramos que o desejo de ir ao acolhimento é livre”, disse Patrícia.

Até o início da crise envolvendo o coronavírus em Rio Preto foram distribuídas cestas básicas a mais de 2 mil famílias e mais de 770 tíquetes para almoços no Bom Prato.

O prefeito Edinho Araújo destacou a união das secretarias e de todo o governo. “Estamos engajados no combate ao coronavírus e atenção especial às pessoas em situação de rua. Contamos com todos”, disse Edinho.

Ampliação de atendimento de vagas para acolhimento em abrigo provisório: a parceria dispensou o Chamamento Público com a Associação Lar São Francisco de Assis sendo feita no valor de R$ 900.000 (3 meses), com repasse mensal de R$ 300.000.

A meta é abrigar até 200 pessoas.

A 1ª etapa tem início em 6 de abril, na Casa do Cireneu, com 40 vagas;

A segunda etapa tem início em 10 de abril, também na Casa do Cireneu – 40 vagas;

3ª etapa terá início conforme demanda e adesão das pessoas em situação de rua, em Centros Educacionais do município, com oferta de 120 vagas.

A Semas usa como metodologia a sensibilização da população em situação de rua para aderir ao serviço ofertado: por meio das equipes de Abordagem Social, Centro POP, colaboração do Lar São Francisco, através da Casa do Cireneu, e com voluntários da Pastoral do Povo de Rua, Madre Teresa de Calcutá, Paróquia Divino Espírito Santo e Comunidade Mar Adentro.

Vale destacar que se trata de ampliação de atendimento, pois já existe parceria entre a Semas e o Albergue Noturno que atende com capacidade máxima.

 

São esses os números de atendimento ao morador de rua no Centro POP de 23/3 até 01/4:

Banhos: 562;

Utilizaram o guarda-volumes: 150

Usuários que utilizaram a lavanderia: 142

Tíquetes do Bom Prato: 774 (café-da-manhã e almoço).

Lanches distribuídos em 4 pontos da cidade: 3.660 neste período a noite.

 

 

 

Artigo anteriorMEIs serão os primeiros a zerar o caixa, aponta pesquisa
Próximo artigoAutos de infração pela Vigilância Sanitária de Rio Preto passam de 50
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.