A Prefeitura da Estância Turística de Olímpia irá realizar testes para diagnóstico, tipo RT-PCR (transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) com coleta de swab naso-orofaringe.
A aplicação dos exames ocorrerá por meio do Laboratório São Matheus, contratado por dispensa de licitação. O laboratório será responsável por enviar o material para análise em um laboratório credenciado junto ao Ministério da Saúde.
De acordo com a secretaria de Saúde, a medida foi tomada porque o Instituto Adolfo Lutz (IAL), responsável por analisar os exames da rede pública de todo o Estado de São Paulo, está sobrecarregado. E, com isso, os resultados demoram mais de 20 dias para ficarem prontos.
Inicialmente, foram contratados 100 testes, no valor de R$ 24.500,00.
Eles serão destinados a moradores de Olímpia, usuários do SUS, que estejam internados com suspeita da doença. E, também, para trabalhadores da saúde pública do município com sintomas de síndrome respiratória e óbitos suspeitos. Precisa solicitado pelo médico conforme o protocolo do Ministério da Saúde.
Pacientes internados na Santa Casa por convênio particular e de outros municípios continuarão tendo as amostras enviadas ao Instituto Adolfo Lutz.
Vale ressaltar que novos exames serão adquiridos conforme a demanda do município.
O contrato foi viabilizado após a liberação do Governo do Estado para o credenciamento de laboratórios particulares, o que dispensa a necessidade de contraprova.
Para o prefeito Fernando Cunha, a aquisição dos testes é fundamental para definir as estratégias de enfrentamento da Covid-19 no município.
“Antes, dependíamos apenas do Adolfo Lutz na Capital e, agora, podemos contar com um laboratório particular credenciado em nossa cidade para atender nossa demanda, o que irá nos auxiliar na elaboração de ações para o combate do Coronavírus”, declarou.