Com mais 4 novos casos positivos para coronovírus (Covid-19), nas últimas 24 horas, Rio Preto atinge a marca de 459 pessoas infectadas .
Em nova atualização a Secretaria de Saúde comunica o 16º óbito do município por Covid-19. Trata-se de uma mulher, de 85 anos, residente de Rio Preto, com comorbidades. Apresentou os primeiros sintomas no dia 27 de abril, foi internada e o óbito ocorreu no dia 17 deste mês.
Com isso a taxa de letalidade sobe para 3,49%. Já o índice de incidência da doença é de 100 casos para cada 100 mil habitantes, aumento justificado pelo maior número de testes que estão sendo realizados pelo município.
Até o momento foram atendidos 6.113 pacientes com estado gripal, realizados 3.612 testes (59% do total), sendo que destes 3.153 deram negativo como resultado.
São ao todo 16 óbitos, 138 pessoas recuperadas, 110 profissionais da saúde contaminados e outras 78 pessoas que apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e tiveram a Covid-19.
A boa notícia é que houve redução no número de pacientes internados em enfermarias e UTI’s da cidade em função da SRAG, 12 no total.
Agora são 80 internados, sendo que 52 em enfermaria e 28 em UTI. Ao todo são 534 notificações do tipo.
Durante a atualização desta terça-feira, o assessor especial da Secretaria de Saúde de Rio Preto, André Baitello, comentou sobre decreto municipal publicado no Diário Oficial do Município que obriga o fechamento de salões de beleza e barbearias na cidade.
A exigência atende solicitação do Ministério Público local e se adapta ao que determina o decreto estadual.
“O município tem que cumprir o decreto estadual. Quando não é feito a gente sofre ação do Ministério Público. O objetivo é seguir o decreto e não sofrer penalidades. O município preferiu manter o decreto estadual”, explica Baitello.
Sobre a decisão do governo do Estado de antecipar feriados, Baitello afirmou que o entendimento técnico do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus é que isso não seria uma medida importante do ponto de vista econômico da cidade.
Segundo Baitello, as farmácias de Rio Preto estão recebendo testes para detecção do coronavírus, no entanto, o Comitê Gestor emitiu nota técnica para que haja um controle rígido na realização dos testes.
“Tem que cadastrar os pacientes, notificar os testes e comunicar a vigilância epidemiológica. É fundamental estes testes entrarem na nossa contabilidade porque isso pode ajudar, mas também devem seguir normas de qualidade. Tem que passar por um critério e seguir essas normas sanitárias e da vigilância epidemiológica”, conclui.