Coronavírus faz o 16º óbito e sobe para 459 o número de infectados em Rio Preto

0
354
Covid-19 Olímpia

Com mais 4 novos casos positivos para coronovírus (Covid-19), nas últimas 24 horas, Rio Preto atinge a marca de 459 pessoas infectadas .

Em nova atualização a Secretaria de Saúde comunica o 16º óbito do município por Covid-19. Trata-se de uma mulher, de 85 anos, residente de Rio Preto, com comorbidades. Apresentou os primeiros sintomas no dia 27 de abril, foi internada e o óbito ocorreu no dia 17 deste mês.

Com isso a taxa de letalidade sobe para 3,49%. Já o índice de incidência da doença é de 100 casos para cada 100 mil habitantes, aumento justificado pelo maior número de testes que estão sendo realizados pelo município.

Até o momento foram atendidos 6.113 pacientes com estado gripal, realizados 3.612 testes (59% do total), sendo que destes 3.153 deram negativo como resultado.

São ao todo 16 óbitos, 138 pessoas recuperadas, 110 profissionais da saúde contaminados e outras 78 pessoas que apresentaram síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e tiveram a Covid-19.

A boa notícia é que houve redução no número de pacientes internados em enfermarias e UTI’s da cidade em função da SRAG, 12 no total.

Agora são 80 internados, sendo que 52 em enfermaria e 28 em UTI. Ao todo são 534 notificações do tipo.

 

Durante a atualização desta terça-feira, o assessor especial da Secretaria de Saúde de Rio Preto, André Baitello, comentou sobre decreto municipal publicado no Diário Oficial do Município que obriga o fechamento de salões de beleza e barbearias na cidade.

A exigência atende solicitação do Ministério Público local e se adapta ao que determina o decreto estadual.

“O município tem que cumprir o decreto estadual. Quando não é feito a gente sofre ação do Ministério Público. O objetivo é seguir o decreto e não sofrer penalidades. O município preferiu manter o decreto estadual”, explica Baitello.

Sobre a decisão do governo do Estado de antecipar feriados, Baitello afirmou que o entendimento técnico do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus é que isso não seria uma medida importante do ponto de vista econômico da cidade.

Segundo Baitello, as farmácias de Rio Preto estão recebendo testes para detecção do coronavírus, no entanto, o Comitê Gestor emitiu nota técnica para que haja um controle rígido na realização dos testes.

“Tem que cadastrar os pacientes, notificar os testes e comunicar a vigilância epidemiológica. É fundamental estes testes entrarem na nossa contabilidade porque isso pode ajudar, mas também devem seguir normas de qualidade. Tem que passar por um critério e seguir essas normas sanitárias e da vigilância epidemiológica”, conclui.

 

Artigo anteriorMinistério Público notifica Prefeitura e barbearias e salões de beleza voltam a fechar
Próximo artigoMais de 100 placas, em diversos pontos de Rio Preto, veiculam mensagem positiva
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.