Outubro é o mês de aniversário da Acirp. E, neste ano, a comemoração é mais do que especial: é a data em que a entidade chega ao seu centenário. São 100 anos representando o setor produtivo, com participação ativa no desenvolvimento econômico e social de São José do Rio Preto, firmando-se como a porta voz de quem produz.
Hoje, a entidade congrega mais de quatro mil associados – sendo a grande maioria micro, pequenas e médias empresas – oferecendo produtos e serviços exclusivos.
Neste cenário de reinvenção e readequação pelo qual toda a sociedade está passando devido à pandemia do coronavírus, formou-se um Comitê Organizador com diretores da entidade, sob a liderança do Event Planner Wander Ferreira Junior, para que se planejasse uma ação que pudesse mostrar a história da entidade ao público em geral, mas com o cuidado de evitar qualquer tipo de aglomeração, e com atenção total às exigências sanitárias impostas pelos órgãos de saúde.
O “Audiotur – A Voz de Quem Produz” é o novo evento planejado para a comemoração dos 100 anos da Acirp, que acontece entre os dias 18 e 26 de outubro de forma inédita.
Serão nove dias de atividade com acesso aberto e gratuito a todos os interessados. Além da proposta ousada, a ideia é que os participantes utilizem uma pioneira forma de linguagem artística utilizando também o sentido auditivo que conta com tecnologia de ponta no áudio executado em 3D, a partir de sons com frequências muito próximas, porém diferentes e inferiores a 1000 Hz, que gera uma sensação de “direcionamento do som”.
O EVENTO
Um espaço físico especialmente montado na Praça Rui Barbosa é o ponto de partida para um percurso guiado por uma narrativa dramatúrgica utilizando fones de ouvido. A experiência é individual, já que o participante percorrerá um trajeto que passa por ruas como Bernardino de Campos, Jorge Tibiriçá, Voluntários de São Paulo, Saldanha Marinho, Rubião Junior, Silva Jardim, entre outras.
Além das vias públicas, o participante terá acesso livre a locais de suma importância para cidade conforme orientado pelo áudio.
“Eu preciso que você olhe, para que eu consiga ver”.
Com essa frase inicial, o narrador convida a pessoa a iniciar seu percurso e segue-a conduzindo até o retorno para a praça. São 50 minutos de surpresas e curiosidades a partir do momento que o play é ativado.
O roteiro contempla história, arte, trechos ficcionais e intervenções sensoriais. Todos os sentidos poderão ser explorados: da visão ao paladar.
As saídas acontecem a cada cinco minutos e não é necessário agendamento. Basta preencher a ficha de cadastro e entregá-la junto com um documento de identificação. Além do fone, o participante receberá um kit com máscara, água, cartão surpresa e fotos.
Aos domingos (17 e 24) haverá disponibilidade de agendamento para cadeirantes que deve ser feito pelo (17) 3214-9433.