Indicadores revelam que pandemia de Covid-19 perde força em Rio Preto

0
221
Corona virus test

Os números relacionados a pandemia de covid-19 em Rio Preto divulgados em live nesta terça-feira, dia 27, confirmam tendência de queda na maioria dos indicadores.

A média móvel de internações de pacientes em função da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) que chegou a 30 no dia 6 de agosto é atualmente de 8 pacientes em média internados.

Em relação aos óbitos a queda também é expressiva. Atingiu o pico de 8 mortes no mês passado e agora se mantém em dois registros.

“Tivemos um pico próximo no mês de agosto, depois uma queda importante, leve aumento e agora essa queda desde o começo de outubro, dia 3 de outubro. Queda importantíssima das internações”, explica a gerente da vigilância epidemiológica Andréia Negri, responsável pela atualização dos casos desta terça-feira.

Outro indicador positivo é a média móvel de casos confirmados para a covid-19. O gráfico revela forte queda chegando atualmente a 89 casos em média. No pico eram 290 positivos por dia.

Foram divulgados 80 novos casos positivos (74 por testes do tipo PCR e 6 pelos sorológicos). Também foram verificados dois novos óbitos. São agora 25.977 pessoas contaminadas pela doença na cidade e total de 698 óbitos acumulados.

Do universo de contaminados 94%, ou seja, 24.437 já estão recuperados e não podem mais transmitir o vírus. Outros 2.612 dos contaminados são da área da saúde e 2.727 apresentaram a SRAG.

Desde que Rio Preto ingressou na fase 3, cor amarela do Plano São Paulo de flexibilização, a taxa de ocupação de leitos de UTI está abaixo dos 61%. Atualmente o índice é de 51,85%.

São 274 internados, sendo que 137 tem covid-19 (79 deles em UTI e 58 em enfermarias).