Prefeito assina ordem de serviço de reforma e readequação do Teatro Municipal

0
232
Assinatura da ordem de serviço da reforma, ampliação e readequação do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

O prefeito Edinho Araújo assinou na tarde desta quinta-feira, 14/01, a ordem de serviço para o início das obras de reforma, ampliação e readequação do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. 

O valor da obra é de R$ 5.253.801,48, com período de execução de 10 meses. A vencedora da licitação foi a Constroeste Construtora e Participações Ltda. O recurso é oriundo do Fundo de Desenvolvimento do município, que tem como fonte contrapartidas de empresas que realizam investimentos em Rio Preto. 

A assinatura da ordem de serviço aconteceu no gabinete, pelo prefeito Edinho Araújo; e contou com a presença do Secretário de Cultura, Pedro Ganga; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Israel Cestari Júnior; do atual secretário de Planejamento e vice-prefeito, Orlando Bolçone; do secretário de Planejamento Estratégico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Sérgio Issas; do patrono do teatro, Humberto Sinibaldi Neto; da diretora do teatro, Márcia Guerzoni; dos assessores da Cultura, Jorge Vermelho e Fábio Amaral; do Secretário de Comunicação, Mário Soler; de Governo, Jair Moretti; do chefe de gabinete, Zeca Moreira e do representante da Constroeste, Dener Beato.  

O prefeito Edinho Araújo disse que essa obra é uma grande conquista para Rio Preto, já que o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto é um dos prédio mais importantes da Cultura do munícipio, além de servir para diversos outros eventos.

“Temos que investir na readequação, reforma estrutural, melhoria e modernização de nossos prédios para que eles estejam adequados e seguros para o uso da população e acompanhem o desenvolvimento de Rio Preto”, destacou o prefeito. 

O Secretário de Cultura, Pedro Ganga lembrou de todo o trabalho de levantamento e elaboração do projeto de reforma que vem desde o início do mandato anterior, iniciado em 2017, justamente para que sejam feitas todas as melhorias necessárias.

“Além desse investimento na reforma e ampliação, o Teatro Municipal também receberá quase R$1 milhão em equipamentos de som, iluminação e efeitos, que já estão comprados, entregues e serão instalados com o término da obra”, acrescentou Ganga.

Segundo Dener Beato, da Constroeste, a obra tem previsão de conclusão de 10 meses e deve ser iniciada já na próxima semana. Humberto Sinibaldi Neto, artista que dá nome ao Teatro Municipal elogiou a iniciativa e disse estar feliz e honrado com o investimento que beneficiará não só a classe artística, mas todos que utilizam o local para eventos e também toda a população. 

Histórico

Inaugurado em 30 de janeiro de 1973, na administração do prefeito Adail Vetorazzo, o Teatro Municipal recebeu o nome de Humberto Sinibaldi Neto em 1981. Como um dos equipamentos da Secretaria Municipal de Cultura, o local passou por uma avaliação técnica no início da atual administração, que observou a necessidade de reforma não só física, como também estrutural. Rachaduras nos camarins e em outras áreas, ameaçam a estrutura do prédio. Além de problemas na pintura, hidráulica, elétrica, o sistema de ar também teve avarias, o que levou à interdição do local para uso público em 2019. Por essa razão decidiu-se por um planejamento que trouxesse uma mudança mais ampla e definitiva. O projeto visa suprir todas as necessidades de uso e reparos do prédio, além de entregar um equipamento público de acordo com as demandas de uma cidade do porte de Rio Preto.

Expansão

No Teatro Municipal, que possui 390 lugares, será construído um anexo para abrigar a nova secretaria da instituição, área administrativa, novos toaletes e nova bilheteria. O saguão também será ampliado. A fachada será renovada e os bolsões de estacionamento vão ser refeitos para acomodar o maior número de veículos possível, mesmo com as ampliações do prédio.

Para os artistas, será construída uma sala de aquecimento. Também serão construídos dois depósitos para cenários na parte superior do prédio, próximo ao palco. Os camarins, que eram anexos em volta do teatro, não compõem com o projeto arquitetônico e apresentam grandes rachaduras, serão derrubados e reconstruídos em novo formato.

Uma área de convivência interna a céu aberto com vegetação, jardim e gramado também será criada aos fundos do teatro para uso dos artistas. Em volta do palco existe um fosso que foi fechado e será reativado.

 O Teatro Municipal Humberto Sinibaldi passará por uma remodelação total, troca de telhado, pintura geral, sistema elétrico será refeito, sistema de ar-condicionado em todo o espaço totalmente novo e ainda um gerador para o local. De acordo com o diretor técnico da Constroeste, Dener Beato, só de expansão serão quase 3 mil metros de área construída.