A Menina Lia, comédia infantil livremente inspirada no romance Matilda, do escritor britânico Roald Dahl (1916-1990), será encenada no Teatro do Sesi de São José do Rio Preto. Com direção de Fernanda Gama e encenado pela Cia. do Fubá, o espetáculo narra as aventuras da menina Lia, cuja maior diversão é passar horas na biblioteca, lendo um livro atrás do outro. Por meio de suas leituras, Lia acaba conhecendo a personagem Matilda, muito parecida com ela. A peça terá sessões na cidade no dia 16 de maio, sexta-feira, às 15 horas, e nos dias 17 e 18 de maio, sábado e domingo, às 16 horas. A entrada é gratuita.
Quanto mais Lia lê, mais aprende. Ao mesmo tempo, suas dúvidas em relação ao mundo aumentam. Seus pais assistem à televisão o tempo todo e acham muito esquisito a menina gostar tanto de ler. Incompreendida pelos pais, que gostariam que ela fosse como as outras crianças, ela se refugia na leitura, único momento em que encontra amigos de verdade. Um dia, Lia encontra o livro Matilda e descobre que existe uma garota como ela, que tem de vencer o desprezo de seus pais e a hostilidade de uma diretora da escola para, depois de tudo, encontrar seu próprio final feliz.
Em um contexto como o atual, em que cada vez mais o contato das crianças e jovens com a palavra escrita ocorre de forma instantânea, por meio de mensagens de texto no celular ou pela internet, o espetáculo destaca que ler é muito mais que uma tarefa chata que nos dão na escola e que os livros são objetos mágicos, que exercitam nossa imaginação e ensinam importantes lições. Com o objetivo de abordar o tema de uma forma acessível, a companhia escolheu o texto de Roald Dahl. Autor de livros como A Fantástica Fábrica de Chocolate e James e o Pêssego Gigante, o britânico foi um dos maiores escritores para crianças em todo o mundo.
A Cia. do Fubá, ao reunir os acontecimentos da história sob o ponto de vista de uma nova personagem, busca uma abordagem mais abrangente – em vez de falar de apenas uma menina, o espetáculo passa a falar de todas. Com um visual colorido, a peça traz muitas referências do universo do Reino Unido, numa homenagem ao autor de Matilda: da música ao figurino, que utiliza casacos, galochas e a mistura dos mais variados padrões de tecido xadrez.
A Cia. do Fubá surgiu em 2010, a partir da ideia de trabalhar na construção de narrativas infantis, divertidas de fazer e de assistir e que também podem tratar de assuntos sérios. O grupo tem como objetivo a busca por uma linguagem artística que interesse a adultos e crianças, além de focar no trabalho do ator-narrador e no uso da ludicidade e teatralidade em cena.
Ficha Técnica
Dramaturgia e direção: Fernanda Gama
Elenco: Bia Campos, Bruno Gavranic, Leonardo Devitto e Maria Tuca Fanchin
Direção de Arte: Antônio Vanfill
Iluminação: Luciano Ferreira Alves
Trilha sonora: Fernanda Gama
Edição e operação de som: Ruba Ruy Borba
Operação de luz: Luciano Ferreira Alves
Produção: Núcleo Corpo Rastreado
Local: Teatro do Sesi São José do Rio Preto – Av. Duque de Caxias, 4656 – Vila Elvira
Datas e horários: 16 de maio – sexta-feira – 15 horas; 17 e 18 de maio – sábado e domingo – 16 horas.
Capacidade: 376 lugares e 8 para cadeirantes
Duração: 50 minutos
Classificação indicativa: livre
Modalidade: infantil
Gênero: comédia
Informações: 17 – 3224-2499
Entrada gratuita – os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes do início da apresentação