Embalado pelo tema “A musicalidade na Arte”, o Núcleo de Cultura da Associação Comercial e Empresarial de São José do Rio Preto (Acirp) volta sua atenção este ano para a música clássica e realiza a edição 2014 do Invernarte mesclando música erudita, artes plásticas e responsabilidade social.
O Invernarte, que já existe há quatro anos, acontecerá em duas etapas. A primeira, que começa nesta quarta-feira (14), terá exposição de obras de 18 artistas locais, na Mostra intitulada “A Musicalidade na Arte”. O evento terá abertura com um coquetel para convidados no Espaço Cultural Iguatemi, a partir das 20 horas. As obras ficarão expostas até o dia 5 de junho.
Dentre os dezoito artistas que participam da Mostra, estão Regina Cheida, Tuike, Juny Kp, Jane Arroyo, Ary Salles, Araguaí Guarcia, Maria Helena Curti e Norma Vilar. As obras doadas tiveram como parâmetro largura mínima de 0,60 m e máxima de 1,20 m; e altura mínima de 0,60 e máxima de 1,40 m.
Leilão Solidário
O término da Mostra, que acontece no dia 5 de junho, dá início à segunda etapa do Invernarte, com a realização do “2º Leilão de Arte Solidário”. O Leilão cumpre um importante papel com a responsabilidade social em Rio Preto. O intuito do Núcleo de Cultura é mobilizar a comunidade geral, incluindo empresas, artistas e todos interessados em adquirir Arte de primeira qualidade, com foco social.
A partir do leilão, e até dezembro, o espaço reservado dentro do shopping Iguatemi receberá durante 16 semanas a “Mostra de Artistas Plásticos Rio-Pretenses”, com as obras pessoais de cada um dos artistas que doaram suas obras para o leilão. Os artistas plásticos terão direito a expor durante dez dias.
O projeto é pioneiro e dezoito artistas irão expor suas peças. Segue programação:
7 a 17 de junho = Exposição das Obras do artista “Cláudia Cabral”
18 a 29 de junho = Exposição das Obras da artista “Danila Pinheiro”
30 de junho a 11 de julho = Exposição das Obras da artista “Maria Helena Curti”.
12 a 23 de julho = Exposição das Obras do artista ” Regina Cheida”.
24 de julho a 03 de agosto = Exposição das Obras do artista “Carlos Bachi”
4 a 14 de agosto = Exposição das Obras do artista “Virgo”
15 a 24 de agosto = Exposição das Obras da artista “Tadeu Guerra”
25 de agosto a 4 de setembro = Exposição das Obras do artista “Orlando Fuzinelli
5 a 15 de setembro = Exposição das Obras da artista “Jane Arroyo”
16 a 26 de setembro = Exposição das Obras do artista “Araguai Garcia”
27 de setembro a 7 de outubro = Exposição das Obras da artista ” Sebastiao Rodrigues ”
8 a 19 de outubro = Exposição das Obras do artista “Juny kp”
20 a 30 de outubro = Exposição das Obras da artista “Edna Stradioto ”
31 de outubro a 10 de novembro = Exposição das Obras do artista “Tuike ”
11 a 21 de novembro = Exposição das Obras da artista “Romildo Cardoso”
22 de novembro a 2 de dezembro= Exposição das Obras do artista “Ari Sales”
3 a 14 de dezembro = Exposição das Obras da artista “Eliara Bevilacqua”
15 a 25 de dezembro = Exposição das Obras da artista “Norma Vilar”
O Invernarte
Realizado há quatro anos pelo Núcleo de Cultura da Acirp, o Invernarte já passeou por um Sarau Cultural nas dependências da Acirp em seu primeiro ano, bem como de um dia inteiro de apresentações artísticas e atividades lúdicas na Praça Rui Barbosa em 2012. A ideia da Mostra, seguida de um Leilão Solidário, teve início em 2013.
“Dezenove artistas doaram obras para o leilão e os recursos arrecadados foram utilizados pelos próprios artistas para o desenvolvimento de obras escultóricas táteis para exposição do Instituto Rio-pretense dos Cegos, destinada aos deficientes visuais. O evento foi um sucesso e um incentivo para que esta segunda edição acontecesse”, comenta Daniel.