AACD completa 10 anos em Rio Preto com mais de 265 mil atendimentos

0
82

A AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente completa 10 anos em Rio Preto.

A sede local abriu suas portas em dezembro de 2008. É motivo de orgulho para a cidade e região. Os números impressionam, durante esse período foram atendidas 8.530 pessoas,  o que gerou 265.366 atendimentos. Atualmente 293 pessoas  recebem  a atenção dos profissionais e voluntários que atuam na AACD.

A estrutura oferece os serviços de fisioterapia, fisioterapia aquática, fonoaudiologia, psicologia, musicoterapia, enfermagem, terapia ocupacional, serviço social, gameterapia, integração sensorial e grupo de estimulação precoce.

O convênio mantido com a Prefeitura de Rio Preto e região é o responsável por manter 72% dos atendimentos. O restante dos custos é bancado graça ao trabalho dos voluntários. Festas, bazares e uma série de ações acontecem de forma quase que ininterrupta, e todo tipo de doação é bem-vinda.

 

Diretoria

Desde 2013 Adriane Albuquerque Cirelli é a presidente  da instituição.  E atualmente conta com o auxílio dos conselheiros Rosimar Silva, Isabel Cristina,  Gisela Ferreira,  Lícia Fernandes,  Leandro Mel e Fabiana Perpétua.

Também já estiveram na presidência da AACD Arnaldo Almendros Mello e Vítor César Bonvino.

 

Voluntários

Os voluntários são fundamentais para o funcionamento da AACD. São pessoas que não medem esforços para transmitir carinho e atenção aos pacientes .

Mais do que doar o seu tempo, ou alguma importância financeira, um voluntário doa amor, carinho e atenção. Convivem com histórias capazes de mostrar o verdadeiro significado da vida. Para ser um voluntário da AACD, basta procurar a instituição e se informar sobre as formas possíveis.

 

Atuação e Profissionalismo

A AACD conta com uma equipe multidisciplinar especializada,  treinada para trabalhar com pessoas que apresentam deficiência. Os profissionais passam por constantes atualizações com o objetivo de oferecer tratamentos e terapias eficientes .

Na AACD funcionam as clínicas de: paralisia cerebral (trata crianças que sofreram um dano cerebral antes, durante ou após o parto, com sequelas que acometem vários órgãos e sistemas do organismo); lesão medular (paraplégicas ou tetraplégicas devido a uma lesão na medula espinhal, e pacientes com esclerose múltipla), lesão encefálica adquirida infantil e adulto (vítimas de traumatismo craniano, infecções cerebrais, tumores, anóxias e Doença de Parkinson), mielomeningocele (má-formação congênita da medula espinhal e da coluna vertebral, causada por mielomeningocele, lipomeningocele, espinha bífida oculta e agenesia da coluna lombo-sacra), má formação congênita (osteogenesis imperfecta – doença dos ossos de vidro, artrogripose múltipla congênita – articulações rígidas e doenças genéticas que causam alterações, principalmente nos membros), amputados, doenças neuromusculares (causa hereditária que têm origem no músculo – miopatias, ou no nervo periférico – neuropatias) e sequelas da poliomielite.

 

Saiba Mais

A AACD teve início em 1980, pelas mãos do ortopedista Renato da Costa Bomfim. Inspirado na evolução tecnológica dos centros de reabilitação no exterior, criou uma estrutura semelhante no Brasil. Hoje, a instituição é referência em qualidade no tratamento de pessoas com deficiência física.

De lá pra cá, novos centros foram abertos, entre eles o de  Rio Preto, que só foi possível graças aos recursos arrecadados no Teleton 2007.  A unidade local  tem parceria com a prefeitura.

A AACD-SP constrói e equipa o centro de reabilitação, seleciona, treina e supervisiona as equipes técnicas. Mas é a prefeitura que custeia a folha de pagamento e a manutenção do prédio.

O Teleton é uma ação realizada pelo SBT, em parceria com outras emissoras de TV e uma série de empresas amigas. O evento que dura mais de 24 horas, sendo transmitido integralment.  Arrecada um montante fundamental para que as unidades da AACD sigam em pleno funcionamento.

 “Vida é movimento”, essa é a causa da AACD . Além da reabilitação física desenvolve diversas outras atividades, como a inserção no esporte paraolímpico e o empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes.  Promove melhorias por meio da superação diária e da orientação de uma equipe multidisciplinar especializada.

 

Informações:

AACD  Rio Preto – Av. da Luz, 2525 – Taraf II

17 3201 1510

www.aacdriopreto.org.br

Artigo anteriorIguatemi Rio Preto realiza ação especial para quem quer garantir foto exclusiva com o Papai Noel
Próximo artigoVisita traz entrevista com a personal trainer Fernanda Queiroz, inauguração do Barba Birra, Norma Vilar e Agerip
Sou jornalista com MBA em Gestão Empresarial pela FGV. No início da década de 80 atuei no Rádio e no jornal impresso. Como a curiosidade é a alma do bom jornalista, troquei Rio Preto pela mochila. Morei em Berlim, quando esta ainda era ladeado pelo muro, colhi uva nos campos franceses e vivi em Paris. Depois de viajar pela Europa fui morar em um Kibbutz onde conheci meu primeiro marido, um britânico. Na Inglaterra formei-me em catering pelo Southgate Technical College. De volta ao Brasil, fui ser agricultora orgânica e passei a assinar uma coluna sobre alimentação no Diário da Região. Em 99 nasceu a “Talk Club Assessoria”, uma das primeiras agências de assessoria de imprensa de Rio Preto. Durante uma década a empresa atendeu grandes clientes. Acompanhando o mercado a “Talk Club” se transformou em uma produtora de vídeo, e tem como sócio o cinegrafista e diretor de arte Luis Soares, meu atual marido. Em outubro 2007, criamos o primeiro programa de TV o “ Maturidade Feliz” Programa este que alcançou nível nacional, em 2010, na Rede Vida de Televisão. No final de novembro de 2010 surgiu o “ Malu Rodrigues Visita”, um programa de jornalismo social.