Aliança projeta turismo regenerativo no Sul da Bahia

0
98
Roteiro de Turismo Regenerativo
Roteiro de Turismo Regenerativo

Pensando em não apenas minimizar os impactos negativos no turismo no Sul da Bahia, mas também oferecer opções de experiências e serviços onde os visitantes possam deixar uma marca positiva nos destinos e comunidades locais, a Futuri, aliança entre organizações públicas e privadas, comunidade e governos, lançou em dezembro um roteiro com experiências mais sustentáveis, que propõe uma imersão de até 26 dias, percorrendo municípios como Caravelas, Prado, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Belmonte e Canavieiras.

Centrado na ideia de fomentar um turismo mais sustentável e regenerativo, o roteiro oferece aos visitantes experiências únicas em áreas de conservação e comunidades tradicionais, juntamente com 60 negócios turísticos comprometidos com a sustentabilidade em suas operações. Esta proposta possibilita aos turistas uma imersão na cultura e nas maravilhas naturais, tanto no mar quanto na terra, permitindo-lhes realizar um turismo mais justo e mais responsável, causando um impacto positivo e duradouro em cada local visitado.

Este roteiro foi criado pela Futuri, aliança idealizada pela Conservação Internacional (CI-Brasil), ONG que atua na região desde 1990, por meio de programas como o Turismo+Sustentável, lançado em 2021, e que tem o intuito de mostrar que tanto o meio ambiente como as comunidades que nele vivem podem prosperar mutuamente, através de um trabalho que a entidade vem desenvolvendo com as cadeias produtivas locais para que elas aprendam e tenham subsídios para fazer da conservação um ativo importante para o desenvolvimento socioeconômico de seu entorno.

“Em uma construção coletiva que durou quase dois anos, a aliança Futuri lançou um Roteiro Turístico + Sustentável e Regenerativo no Extremo Sul da Bahia que percorre sete municípios e oito unidades de conservação federais, oferecendo a oportunidade de uma imersão em experiências autênticas, que honram uma Bahia genuína, onde a natureza, a cultura e as pessoas tecem juntas um mosaico de histórias e encantos únicos, provando que é possível fazer turismo gerando uma distribuição de renda mais justa e fortalecendo a natureza e as comunidades locais.” – Thaís Guimarães, Coordenadora do Projeto Turismo+Sustentável, da Conservação Internacional.

Integram ao roteiro um Mapa Interativo que traz informações sobre as experiências nas áreas naturais protegidas e sobre os prestadores de serviços aliados à Futuri, que assumiram um compromisso em buscar atuar a partir de práticas mais sustentáveis, além de mini guias para a visitação a essas UCs. É importante ressaltar a flexibilidade do roteiro, que é uma fonte de inspiração para que os viajantes possam se adaptar de acordo com seu tempo disponível e interesses pessoais. Essas informações estão disponíveis gratuitamente para qualquer pessoa que queira planejar sua própria viagem ou de seus clientes, no caso de agentes de viagem, no site roteiro.futuribrasil.com. 

Segundo Kelly Paduin, Diretora Executiva da Associação Despertar Trancoso, que atuou na construção deste roteiro, o projeto é uma construção coletiva visando não apenas minimizar impactos negativos do turismo, mas também gerar benefícios socioeconômicos e ambientais. Os aliados Futuri atuam voluntariamente, adotando uma governança transversal e democrática, em busca de soluções inovadoras para transformar o turismo na região.

Este roteiro foi uma grande conquista para a aliança, apesar do entendimento do grupo de que este é apenas mais um passo rumo aos objetivos desafiadores que possuem. A iniciativa é aberta a todos que querem apoiar e assumem com os compromissos descritos na Carta de Princípios e Adesão, disponível no site futuribrasil.com. 

Sobre a Futuri

A Futuri é uma iniciativa do programa Turismo+Sustentável, da Conservação Internacional (CI-Brasil). Além do trabalho voluntário, atualmente a aliança conta com aporte financeiro do programa, que tem apoio do Fundo Abrolhos Terra e Mar, FunBio, ICMBio, Uxua Casa Hotel & Spa e Instituto humanize. Para a construção deste roteiro, a iniciativa recebeu um apoio adicional da Fundação Grupo Boticário, captado diretamente pelo Grupo de Trabalho voluntário da Futuri por meio do ‘Edital Teia de Soluções’, uma iniciativa Futuri em parceria com a Associação Despertar Trancoso.

Sobre a Conservação Internacional (CI-Brasil)

A Conservação Internacional usa ciência, política e parcerias para proteger a natureza da qual as pessoas dependem para obter alimentos, água doce e meios de subsistência. Desde 1990 no Brasil, a organização atua em mais de 30 países em seis continentes para garantir um planeta saudável e próspero, que sustenta a todos. Mais informações: conservacao.org/brasil. 

Links:

Site Futuri: futuribrasil.com

Sobre a Futuri: futuribrasil.com/sobre-a-futuri

Roteiro Futuri: roteiro.futuribrasil.com 

Mapa Interativo: futuribrasil.com/mapa  

Leia também:

Conheça o Canal Malu Visita no Youtube